Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Alergia ao leite de vaca em crianças

Alergia ao leiteA proteína do leite de vaca é uma das causas mais comuns de reações alérgicas em crianças nos primeiros anos de vida, com diversas manifestações como dificuldades respiratórias, vômito, sintomas dermatológicos e no sistema gastro-intestinal. Ela chega a afetar cerca de 2-3% das crianças em seu primeiro ano de vida, manifestando-se geralmente antes do primeiro mês de idade, normalmente 1 semana após a introdução de fórmulas a base de leite de vaca.

Em geral, a alergia ao leite de vaca engloba uma vasta gama de sintomas que vão desde aqueles relativamente inofensivos até manifestações de maior gravidade. Na maioria dos casos um ou dois sintomas estão presentes, com cerca de 50-60% das crianças apresentando sintomas cutâneos (na pele), 50-60% das crianças apresentando sintomas gastro-intestinais, e aproximadamente 20 a 30% das crianças manifestando algum tipo de sintoma respiratório. Alguns dos sintomas comuns incluem a dermatite atópica, cólicas, refluxo, bem como problemas gastrointestinais crônicos e agudos.

Resumimos abaixo alguns fatores que são geralmente usados para o diagnóstico da alergia ao leite de vaca (lembre-se, no entanto, que o diagnóstico somente pode ser realizado por um médico qualificado, através da análise de sintomas, exames e da resposta ao tratamento):

  • Associação dos sintomas à ingestão de leite
  • Sintomas que afetam mais um um órgão (como a pele, sistema gastro-intestinal e respiratório)
  • Histórico de Atopia na família;
  • Exclusão da possibilidade de intolerância à lactose, geralmente presente em crianças mais velhas e cujo principal sintoma é forte diarréia após a ingestão de leite de vaca;
  • Resultados positivos para testes alérgicos ou indicadores de inflamação (por exemplo exames cutâneos, exames de sangue ou detecção de eosinofilia na contagem sanguíena)
  • Tratamento para outras causas que não resultam no desaparecimento dos sintomas

Uma das chaves para um tratamento bem sucedido é o diagnóstico preciso pelo médico, seguido da eliminação completa do leite de vaca da dieta da criança e da mãe caso ainda esteja amamentando. Como substituiçã ao leite, as fórmulas de hidrolisados protéicos são amplamente usadas, embora cerca de 10% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca sejam intolerantes a estas fórmulas e necessitam de fórmulas à base de amino-ácidos. Outras fórmulas - à base de soja, arroz ou outros leites de mamíferos não são recomendadas pela possibilidade de reações cruzadas (ou seja, reações alérgicas desencadeadas pela semelhança entre os componentes destas fórmulas e às proteínas as quais a criança é alérgica), além do fato de que podem não suprir todas as necessidades nutricionais da criança.

É importante que a dieta e tratamento sejam constatemente monitorados pelo médico da criança, para que não hajam problemas de deficiência nutricionais, como por exemplo de cálcio (que podem causar problemas no desenvolvimento e crescimento da criança) . Um diagnóstico correto, aliado ao acompanhamento médico e a educação da família em relação ao tratamento dos sintomas e possíveis reações e a manutenção de uma dieta nutricionalmente completa são necessários para a eliminação dos riscos que a alergia traz e o desenvolvimento saudável da criança.

Do lado positivo, sabe-se que a alergia ao leite de vaca normalmente desaparece nos primeiros anos de vida, com 60-75% dos pacientes tornando-se tolerantes à proteína com a idade de 2 anos e 84-87% aos 3 anos de idade. Além disso, o estudo das estratégias para prevenir o desenvolvimento da alergia ao leite de vaca têm recebido considerável interesse. Segundo a Academia Americana de Pediatria e a Academia Européia de Alergologia e Imunologia Clínica, há evidências de que o aleitamento materno exclusivo, ou a utilização extensiva de fórmulas de hidrolisados protéicos, juntamente com a eliminação de alimentos sólidos que contém produtos lácteos nos primeiros quatro a seis meses de vida podem reduzir a incidência da alergia em crianças com alto risco de desenvolvê-la (por exemplo parentes em primeiro grau com diagnóstico médico de doença atópica).

Referência Bibliográfica: John R Apps, JR & Beattie, RM. 2009. Cow's milk allergy in children. BMJ 2009 339: b2275.
Host A. Frequency of cow''s Milk allergy in childhood. Ann Allergy Asthma Immunolol 2002;89:33-37

--

Para maiores informações sobre a Alergia ao Leite de Vaca, não deixe de consultar também o site:  Alergia ao Leite de Vaca (www.alergiaaoleitedevaca.com.br)

--

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2009 (www.vidasemglutenealergias.com)
--

Related Posts with Thumbnails
.

99 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Nessa mateira do leita fala da cura em crianças até os 3 anos de idade, acontece que só aos 7 anos descbri q meu filho está alérgico a uma série de alimentos, como leite, ovos, amendoim, camarão, chocolate, e ao glutem. Não vazem ideia de como tem sido muito difícil manter a dieta de uma criança de 7 anos, tenho medo de que meu filho não fique bom. por favor me digam q meu filho vai ficar bom de alguma forma.
    Muito obrigada.

    Inglis

    São Francisco do Conde - BA.

  2. Oi Inglis, seria importante você consultar um bom médico que possa investigar a fundo as alergias do teu filho e, no caso do glúten, pesquisar se ele possui ou não a doença celíaca. Na Bahia, a Dra. Katia Batista (Gastropediatra e especialista em Nutrição Infantil) pode ser de ajuda, o site dela é http://www.drakatia.com.br/
    Grande abraço,

  3. Olá, tudo bem? Tenho im filho de 2 anos e nove meses e fui descobrindo aos poucos e com muito sofrimento as alergias dele. Ele tem doença celíaca, intolerância a lactose, alérgico a frutos do mar, amendoin e corante. Ele tem dermatite atópica, asmático grave e me preicupo porque ele se sente responsável pelis problemas dele. Algumas pessoas ainda teimam em oferecer o que ele não pode e ele explica que tem alergias. Goetei de saber sobre o site, foi uma grande amiga que me indicou, ela tem um filho alérgico também. Gente, é tudo muito caro e sinceramente sofremos muito com tantas alergias. Se alguém asouber onde encontro receitas de pães sem glúten eu aceito sugestões porque é o que ele mais pede.
    Espero que realmente passe tudo isso.
    Obrigada

    Larissa Vasco- Espírito santo

  4. Oi Larissa, obrigada pela mensagem e pelo contato. Realmente é mais difícil para as crianças, principalmente no caso de muitas alergias, mas pelo que você comenta já com dois aninhos ele já sabe indicar às pessoas o que pode e não pode comer.
    Procuramos divulgar ao máximo o assunto para que a vida das pessoas alérgicas e celíacos fique cada vez mais facil. Com relação às receitas, iremos publicar duas receitas na próxima ediçào que as crianças costumam gostar bastante (torta de queijo sem glúten - e pode ser feita sem lactose também - e bolo de tapioca). Também estamos testando e re-testando uma receita de pão de mandioquinha sem glúten e sem lactose muito boa, assim que estiver pronta publicaremos.
    Grande abraço e desejamos todo o melhor para você e seu filho,

  5. Boa noite!
    Vejo na internet muitas matérias sobre alimentos proibidos, que devem ser evitados pela mãe. Porém, meu filho está com um mês de vida, minha mulher está com fome e eu não sei o que ela PODE comer.
    Se alguém puder me ajudar eu agradeço,
    Rodrigo
    rpg.com@hotmail.com

  6. Olá Rodrigo, agradecemos o contato. O ideal seria a sua esposa se consultar com um profissional médico e/ou nutricionista, que poderão lhe aconselhar a melhor dieta de acordo com o histórico de saúde, condição física, etc.
    Grande abraço,

  7. Oi!!!Tenho um bb de 1 aninho q apresentou reações quando tomou leite industrial pela primeira vez...Toda vez q come algum alimento onde o leite é muito presente ela fica empolada e eu num sei como faço pra começar o desmame.Me ajudem por favor!

  8. Olá Marise,
    O ideal é você conversar com o(a) pediatra do seu filho, ou então procurar uma gastropediatra que poderá examinar o seu filho e lhe indicar o melhor procedimento a seguir.
    Abraços,

  9. Então!!!Eu ja procurei um gastro nos fizemos tratamento p/ refluxo curou...E o pediatra me indicou leite de soja e ela ñ gostou...A noite posso substitui o leite materno por suco?

  10. Olá Marise,
    O ideal mesmo é você conversar com o pediatra, que poderá então tentar substituir o leite de soja de forma a suprir as necessidades de sua filha.
    Abraços,

  11. Oi gostaria de saber o que e doença celíaca, tenho um neto de 2 anos e 5 meses e a 1ano e 6 meses descobrimos que ele tem intolerância a lactose, e a 3 meses descobrimos atrves de exame que ele e alergico a chocolate ele se enquadra nesta doença de celìaca, o grau do exame deu fraco para intolerâcia a lactose e chocolate, gostei desse site obrigado abraços.

  12. Boa tarde me chamo Daniela moro em campos dos goyatacazes e menos de uma semana descobri que meu filho de 1 ano e9meses tem intolerância a lactose e to sofrendo pois nada de leite ele pode. Estava dando Mucilon só que vi que ele ñ poderá pois possui traços de leite...
    fale um pouco sobre.... bjsssssssssss.

  13. Olá Daniela,
    Existem vários tipos de fórmulas infantis para substituição do leite dependendo da intolerância e alergias do seu filho, bem como das necessidades nutricionais dele. É importante você saber se ele tem intolerancia a lactose ou alergia à proteína do leite, já que o tratamento e dieta nos dois casos é diferente. O ideal é conversar com o pediatra dele para saber qual a substituição que se adequa melhor ao caso dele.
    Abraços,

  14. Ola..
    meu neto de 1 ano e 3 meses é alergico a lactose,quando foi descoberto o medico mandou dar leit de cabra,mas agora ele tb não está se dando bem com este leite,vomita e está com o corpo todo empipocado.Que devemos dar a ele..
    obrigada...

  15. Olá
    Como faço para dar ideias à algumas pessoas, pois vi q a Daniela fala sobre o mUcilon e eu encontrei o nutribon, que é o mesmo gosto e tem de vários sabores q não contem traços de leite. Dou para minha filha e elá aceita mto bem.

  16. Oi Mabel,
    Postando o teu comentário aqui ele fica disponível para todos, ou seja, para a Daniela também. Muito em breve iremos lançar um sistema de comunicação entre os usuários da revista também!
    Grande abraço,

  17. Oi Silvia,
    É necessário que, ao retirar a lactose, seu neto continue consumindo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dele. Existem muitos produtos sem leite, mas como seu neto ainda é muito novo e este é um período muito importante no desenvolvimento seria ideal consultar o pediatra/nutricionista para escolher as melhores opções sem lactose para ele.
    Abraços,

  18. Ola
    Tenho 50 anos e gostaria de saber se uma pessoa adulta tambem pode ser alergica a ovo e a leite de vaca.Obrigada. bojo....

  19. Oi Rose,
    Sim, também há adultos com alergia ao leite de vaca e alergia a ovos.
    Abraço,

  20. OLÁ,TENHO UMA FILHA DE 1 ANO E 3 MESES,COM ALERGIA AO LEITE DE VACA E SEUS DERIVADOS,NO MOMENTO ELA TOMA O LEITE DE SOJA,DESDE OS 5 MESES,ME PREOCUPO MUITO COM SEU PESO,POR ISSO VIVO PROCURANDO NOS SITES RECEITAS E PRODUTOS SEM LEITE.SE SOUBEREM,POR FAVOR ME MANDEM,DESDE JÁ AGRADEÇO.

  21. Meu filho tem 1ano e 3meses foi diagnosticado com alergias à ovo,leite de vaca,leite de soja e banana, agora toma o leite Pregomim com cremogema , porém mesmo assim continua tendo algumas reações cutãneas. O que fazer?

  22. Olá Sueli,
    Estaremos publicando periodicamente receitas sem leite, esperamos que sejam úteis. Quanto a seu filho, seria ideal consultar a pediatra e nutricionista para garantir que ele está recebendo todos os nutrientes necessários (como cálcio) para o desenvolvimento saudável dele.
    Grande abraço,

  23. ola meu filinho tem 7meses a medica me disse que ele tem alergia ao leite de vaca sem fazer exames so com os sintomas que ele tem mas me diseram que nao tem como descobrir sem fazer exames gostaria de saber se isso e verdade e se tem exame e que tipo de exame muito obrigado desde ja

  24. Olá Janete,
    Uma das formas de se diagnosticar a APVL (alergia a proteína do leite de vaca) é através da dieta de exclusão, onde deve-se excluir totalmente o leite da dieta do bebê (e da mãe, caso o bebê ainda esteja sendo amamentado) e acompanhar a evolução dos sintomas (para determinar se desaparecem ou não). Há também a possibilidade de realizar exames de contato, mas muitos acreditam que este exame não é totalmente confiável, principalmente em bebês (menos de 2 anos). Com a dieta de exclusão é necessário no entanto ter sempre um acompanhamento médico e nutricional para que seu filho não tenha nenhuma deficiência de nutrientes (ou mesmo energia) com a exclusão do leite da dieta, já que este é um período muito importante do desenvolvimento.
    Abraços

  25. Tenho um filho de 1 ano e 7meses e somente agora no mês de janeiro que encontrei um médico ,que conseguiu me ajudar meu filho é alergico a lactose, a insetos, ele tem dermatite atopica ,tem a pele extra seca e por isso usa um creme manipulado e ainda uma outra alergia que ainda não conseguimos identificar ele não pode comer salgadinho,balas, refrigerante ,sucos artificiais pois aparecem em alguns locais carosos nos quais inflamam e e criam puis ......mas mesmo assim agradeço a DEUS pois agora ele ja esta sofrendo bem menos com tanta alergia. Gostaria de saber se quando ele completar 2 anos poderá ser feito exame e se essas alergias o acompanharam para o resto de sua vida?

  26. Olá Graziele,
    Muitas das alergias presentes durante a infância desaparecem ao longo do crescimento e na fase adulta, portanto é possível que no caso do teu filho isto também acontece. Quanto ao exames, o pediatra dele poderá indicar, de acordo com as características, histórico e sintomas do seu filho os exames a serem feitos e a melhor época para realizá-los.
    Abraços,

  27. olá tenho uma filha de 2 meses, e no primeiro mês de vida ela começou a fazer cocô com raios de sangue, ela só mama, não foi dado nenhum outro alimento nem mesmo água, fiz vários exames, ver se é vermes, infecção todos deram negativos.será que ela pode ser alérgica a lactose?

  28. MEU NETO TEM 11 MESES E DESCOBRIMOS QUE ELE É ALÉRGICO A LEITE SÓ TOMA LEITE DE SOJA DESDE OS 6 MESES POR FAVOR PRECISO DE RECEITAS PARA ALIMENTÁ-LO CERTO COM TUDO QUE ELE PRECISA OBRIGADA.

  29. oi tenho uma filhinha de dois meses e descobrimos que ela tem alergia a proteina do leite gostaria de saber mais detalhadamente os sintomas e os cuidados que tenho que tomar pois estou amamentando.qual a alimentaçao certa que devo ingerir.tenho observado que ela tem muita colicas e mau estar constante.obrigada espero sua resposta

  30. Olá Tais,
    No caso de crianças com alergia a proteína do leite de vaca (APLV) que ainda estejam em fase de amamentação, a mãe também deve eliminar o leite da própria dieta. O ideal e que você converse com a pediatra da tua filha para que ele lhe passe uma lista de tudo o que pode você pode consumir. É importante também que a pediatra investigue a causa das cólicas da sua filha para certificar-se que são decorrentes exclusivamente da alergia ao leite.
    ABraços,

  31. Olá Marina,
    No caso de crianças muito novas em fases de desenvolvimento importanets, como no caso do seu neto, é muito importante que a alimentação dele seja recomendada por um profissional de saúde que possa acompanha-lo, e investigar possíveis deficiências nutricionais em função da eliminação do leite da dieta, incluindo alimentos que substituam o leite de forma adequada. De qualquer forma, constantemente iremos publicar notícias e dicas a respeito, esperamos que sejam de ajuda.
    Abraços,

  32. Tenho uma filha que esta com (9anos e 9 meses). Qdo tnha 2 meses,manisfestou uma alergia, levei ao médico,e passou a tomar leite de soja.Com 1 ano de idade, fez exame de sangue e constatou alergia a proteina ao leite de vaca( grau mais elevado). Repito esse exame +/- a cada 2 anos e o grau ainda continua altissimo. Ela não ingere nada de leite e seus derivados, esse é o tratamento que a médica disse. Gostaria de saber se ainda com 9 anos ela vai se livrar dessa alergia um dia???? Por favor me respondam. e porque ainda nem sequer diminuiu o grau dessa alergia???????? AGUARDO RESPOSTA !!!!!!!

    OBRIGADA.

  33. Olá tenho um filho de 1 ano que apresentou os sintomas da dermatite antes de 1 mês de idade; fizemos teste com vários cremes e pomadas até conseguimos o controle dos sintomas. Hoje ele não consome leite ou derivados, mas eventualmente aparecem alguns carocinhos pelo corpo que são eliminados com antialérgicos e pomada específica.Gostaria de saber que fatores podem podem estar desencadeando o aparecimento destes sintomas na pele: mudanças no clima....
    abraços

  34. ola, tenho 2 filhos ,um tem intolerância a lactose e a outra tem lingua geografica;e eu gostaria de obter mais informaçoes sobre esse asunto.
    obrigada.

  35. oi minha filha tem 2 anos e ela é alergica a lactose.
    faço otratamento dela no hospital menino jesus, ja fiz 2 exames de sangue e
    o primeiro no deu nada mas deu no teste com o leite ela fica logo empelotada.
    no 2º acusou. e ela tambem é alergica a soja e o exame foi a mesma coisa
    gostaria de saber se isso tem cura e se leva muito tempo

    obrigada

  36. Olá tenho um filho que completou 3 anos, e em novembro de 2009 descobri que ele tem uma pequena alergia ao leite de vaca, junto com o médico ele começou a cortar algumas coisa derivada do leite e passou para o leite de soja,no começo eu não dei muito ouvido pois ele não apresentava sinal algum,só uma coceira no nariz e ficava com uma riniti.
    Como ele não melhorava ele cortou td e só pode tomar leite de soja e derivado da soja.Agora esta aparecendo uns carocinhos na pele dele e olhos ficam lagrimejando,teve uma crise de bronquite mt forte,será que o leite q faz isso td, mesmo sendo pouco a tolerância ao leite?Ele pode ficar bom e ter uma vida normal para poder comer de td,gostaria de obter mais informações,ele faz tratamento com vacina e vai td mês ao medico.
    Adorei conhecer o site,obrigado e um grande abraço!!
    Aguardo contato!!

  37. Olá, tenho um filho de 7 meses, quando ele completou 6 meses comprei leite nam para alimenta-lo quando fosse trabalhar, mas antes coloquei umas gotinhas na boca dele e ficou toda vermelha, testei os outros leites, de caixa, em pó, vários e a reação sempre vai aumentando ai tambem testei alimentos que contem muito leite como bolacha, chocolate, mucilon e a reação foi a mesma, hoje ele mama muito e bem gordinho, quando vou trabalhar tiro leite e deixo, so que isso é horrivel pra mim. Meu medo é que ele cresça e ainda tenha essas alergias. essas reações podem desaparecer? é correto eu nao dar uma quantidade grande ao meu filho (pois se apenas com umas gotinhas da essa reação)?

    Obrigada!

  38. Oi Catarinny,
    Você precisaria consultar a pediatra/nutricionista, pois tudo indica que seu filho tem alergia a proteína do leite de vaca. Portanto, seria necessário planejar a alimentação dele com itens que substituam o leite de forma a proporcionar todos os nutrientes que ele precisa, e evitar que ele corra riscos desnecessários.
    Abraços,

  39. Oi Josiane,
    A alergia a proteína do leite de vaca tende a desaparecer na maioria das crianças conforme elas crescem.
    Já a intolerância a lactose (que é uma condição diferente, e não uma alergia) está presente na maioria dos adultos.
    Pelo que entendi tua filha é alergica. Com o tempo, pode ser que a alergia desapareça, mas isto deve ser monitorado cuidadosamente pelo médico para que ela não corra riscos desnecessários.
    Abraços,

  40. Olá tenho um filho que tem alergia a leite de vaca.Foi descoberto quando ele tinha 03 meses de nascido,hoje ele tem 2 anos e 11meses e cada dia se grava a situação!! cada dia que vou ao médico surge um tipo de alergia:è bem paresido com o filhinho da leitora Larissa.Ele é asmático,tem dermatite atópica,sinuzite,rinite, é um sofrimento para ele e para mim,não sei mas o quer fazer são tantos remédios,cuidados.Tive que aprender e estou aprendendo cada dia mas a lidar com essa situação.Agora a médica pediu um exame para ver se ele tem alergia a soja que ele não para de se empolar.Eu espero em Deus que descubram logo isso!! Gostaria tambem de saber se meu filhinho vai ter a cura?
    Gostei de conhecer o site!!
    Abraços.
    Aguardo contatos ( por favor o mas rápido possível ).

  41. Olá Mamães!
    Minha filha tb tem alergia à proteína do leite de vaca...estou começando o processo de oferecer leite de soja, mas ela não está gostando...caso queiram tenho algumas receitas sem leite, sem ovo, e sem glúten quem quiser posso passar por e-mail é só mandar e-mail para meliza.barreto@gmail e pedir que eu mando pra vcs...espero ajudar....beijos

  42. Olá,

    Sou mãe de uma criança com alergia alimentar múltipla (leite de vaca, soja, ovo, frutos do mar e outros alimentos como por exemplo pera e banana). Tudo foi muito difícil, do diagnóstico, passando pela amamentação em dieta de restrição, à angústia da compra da fórmula a base de aminoácidos até receber do estado (pode custar até 500 reais a lata), as brigas com o nosso governo pela dispensação das fórmulas, as várias tentativas de introduções alimentares fracassadas com algumas idas a hospitais, inclusive com alimentação por sonda nasoenteral. A luta continua mas ele está melhor do que antes, hoje tem 2 anos e 1 mês e se alimenta com a fórmula, mamão, aipim e arroz. Uma vitória que vai continuar acontecendo.
    Diante de tudo isso fundei uma associação, a ABAPAA - Associação Baiana de Pais e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar. A ABAPAA tem o objetivo de divulgar a alergia alimentar, promover o intercâmbio de informações, ajudar as famílias de um modo geral e tudo sem fins lucrativos, de maneira voluntária.
    Conheçam a ABAPAA, participem dos projetos, divulguem e tirem suas dúvidas.
    Ainda estamos no início e precisando de ajuda pois sozinha não consigo levar uma associação.

    Parabéns à revista pelas excelentes reportagens e por essa iniciativa tão nobre de divulgar a DC e a alergia alimentar!

    E-mail: associacaobaianaalergia@yahoo.com.br
    Grupo de Discussões: abapaa@yahoogrupos.com.br
    Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97102010
    Blog: http://abapaa.blogspot.com/

  43. oi td bem olha tenho 1 filha de 15 dias e ja estou dabdo leite de vaca mas nao sei se é bom e o que quero saber se a lingua dela pode ficar com marca do leite e nao sei como tirar

  44. Gostaria que me indicassem um profissional em Goiania p/ acompanhar meu filho, que ao exame de sangue te alergia a leite de vaca, soja, peixe, trigo e amendoim.
    Grata!

  45. oi sou rafaela tenho uma filha de 7 meses e ela esta com a regiao dos olhos muito irritada e esta com pele toda grossa e com manchas a vermelhadas a ate a cabeça e muito chorona ja levei ela no medico ja vizemos exame e nao deu nada agora ela vai fazer um exame da alrgia ao leite de vaca e ela tem um irmao que tem alergia a tudo que tem leite e soja o que eu fazo

  46. Olá Luciana, infelizmente não temos conhecimento de nenhum especialista em Goiania, mas fica aqui o pedido de envio de informações para você caso alguém conheça.
    Abraços,

  47. Olá Luice, você deve determinar com o pediatra da sua filha qual o melhor alimento para ela, o ideal é que ela seja amamentada o maior tempo possível.
    Abraço,

  48. Olá Bianca, nós é que agradecemos a iniciativa da fundação da ABAPAA. Será um prazer ajudar no que for preciso!
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho,

  49. Olá, A minha filha tem agora 2 anos e 10 meses. Desde os 3 meses k na pele dela por todo o corpo se manifestavam manchas vermelhas empoladas e com bolhinhas, a minha aflição era enorme... Recorri logo a medica de familia k me disse k era pele atopica e k isso passava com a idade, e todos os medicos pediatras onde fui me diziam o mesmo, recusando o meu pedido de analises ao sangue...
    Aos 6 meses soube de um Medico Naturista, na altura eu amamentava, ele disse-me que quando parasse de amamentar nao lhe desse leite de vaca, para dar leite de aveia. Cortou as papas, entre outros alimentos a base de trigo e ovos, mas nunca referiu que ela tinha qualquer tipo de alergia, disse k tinha o intestino doente. Segui à regra e melhorou! Mas os produtos aqui em portugal sao carissimos e raros, entao passado meio ano passei a intercalar o leite de aveia com o de soja e com o tempo acabei por introduzir o de vaca. Aos poucos comecei a dar-lhe uma alimentaçao normal, porque li k seria melhor ir dando de tudo para ela ganhar defesas contra as alergias. Durante este tempo todo, foi tendo sempre alergias (manchas na pele), havia alturas k quase nao tinha nada, quando piorava punha a pomada Elocom k o pediatra indicou em SOS... Mas, estes ultimos meses piorou consideravelmente. Enfim, este país é pior k um pais de 3º mundo, nao ha informaçao, nao ha decencia, e uma pessoa desespera, eu nunca soube para onde ir, nem em quem confiar, fiz tudo de minha propria iniciativa, e do meu bolso, a todos os médicos k fui paguei EU porque a minha medica de familia (medico do estado) nunca me enviou a nenhum medico especialista ate hoje, para tratar este problema, porque ela achava k sabia resolver! quando como trabalhadora k pago todos os meus impostos tenho direito a ter essas consultas e SEM PAGAR... é de fato vergonhoso.
    Fui entao ha 2 meses a um medico excelente, alergologista, k me pediu logo analises ao sangue, resultado: Tem elergia elevada aos seguintes alimentos: trigo, leite de vaca, soja, clara de ovo, amendoim e bacalhau. Pediu-me para cortar de imediato com estes alimentos e seus derivados.
    Coicidiu com o medico naturista...
    Ja melhorou bastante!!
    Mas em portugal nao temos muitas alternativas a alimentos de trigo como: pao, bolachas, bolos...coisas k ela adorava, tenho visto na internet receitas mas quase todas levam algum trigo... se puderem ajudem-me com sites com receitas... iogurtes a unica alternativa k conheço sao os de soja...mas ela tambem nao pode comer...sabem de algum?? Obrigada

  50. Oi, Minha filha tem dois anos e nove meses e a três semanas ela vem apresentando uma diarréia e chegou ate a ter sangue vivo,e a médica estar desconfiada de uma possível alergia a lactose. Gostaria de saber se há algum exame que de o diagnóstico desta alergia?

    Obria

  51. Olá Bianca,
    Sim, é possível fazer testes específicos para detectar a intolerância a lactose (teste de lactose no sangue, teste de ar expirado). Consulte a pediatra de sua filha para que ele recomende o mais adequado para a idade dela.
    Abraços,

  52. Olá Sonia,
    Temos receitas sem leite e sem glúten (sem farinha de trigo portanto) em nossa seção receitas. (ver 'receitas', no menu) São gratuitas, e há sempre um vídeo no final da receita ensinando como prepara-la. Espero que ajude!
    Abraços,

  53. Tenho um bebe de um ano e 2 meses e um vez ele teve infecção intestinal muito forte, foi horrível pois o médico mandou dar apenas líquidos, porém nada de leite pois ele vomitava muito, segundo o médico era preferivél que ele passase um pouco de fome que desidratasse pois o vomito leva a desidrataçao,doía muito ver meu anjinho naquela situaçao, ora vomitos ora diareia, fui controlando sem prender a dirréia, com sucos soro floratil enfim... porém a uma semana atraz ele começou a ter uma dirréia principalmente ápós mamar porém não vomitou e nem deu febre estava aparentemente normal apenas fazendo muito cocô, dessa vez agi por minha conta dando suco de caju e floratil(ele não gosta é muit difícil fazer ele tomar) e passou, mais ontem voltou tudo de novo e é um coco com um muco que parece que ele está expelindo cataro(na verdade ele ta com o nariz escorrendo) por´´em ele ta saudável, comendo normalmente e brincando, só que essa defecação constante me incomoda muito, será uma infecção??será alergia a leite??pois ele não gosta de comida e como ele come pouquinho acaba mamando muito.

  54. Minha filha tem 1 ano e 6 meses. Aos 5 meses foi idntificado que ela tinha alergia a proteina do leite. A Gastro indicou leite de soja. Há 3 meses um pediatra solicitou o Neocate. Não tenho observado mudanças no comportamento dela, por exemplo: ganho de peso, dermatites. Após a introdução do Neocate ela passou a comer menos ( almoço e jantar) e também tem dormido bem menos, acorda na madrugada para tomar leite, enfim...não sei o que está errado. A Gastro não está no Brasil e não tenho encontrado um bom profissional em SP ou Guarulhos. Será que vocês podem me ajudar com alguma indicação? A levei em Guarulhos mais sincerametne não gostei do profissional. Se puderm me indocar algum grupo de mães que tem filhos na mesma consição para trocarmso informações e um Gastro pediatra (eu moro em Guarulhos) mais não me importo em levá-la a um profissional em Sâo Paulo. Obrigada.

  55. olá! A minha filha tem alergia a trigo e leite, o medico disse que podia dar-lhe leite de aveia, mas fiquei a saber que a aveia tem glúten, será que é uma pequena quantidade? será que este leite lhe faz mal? digam-me algo por favor? Quero agradecer-lhes por este magnifico site! as receitas tem melhorado e facilitado muito a vida da minha filha! Obrigada

  56. Oi! meu filho tem 3 anos e tem alergia a leite de vaca, a pele dele fica aspera e cosa.
    Levei no arlegista e ele me recomendou uma vacina caseira que e a base de leite.
    E para eu dar uma gota de leite dilúido em agua, uma vez por dia. Pepois e para ir almentando a dosagem gradativamente ate ele tomar um copo de leite por dia.
    Não sei oque fazer, cera que funciona, dar leite a uma pessoa que tem alergia a leite?
    Obrigado...

  57. oi minha filha tem 4 meses aos 3meses tentei dar nutribén, mais ela ficou toda vermelha olhos inflmados parei no hospital, será ela alergica?

    bjs

  58. Oi Luisa,
    Somente o pediatra/médico dela poderá determinar, o ideal é que você a leve para uma consulta para que estas reações sejam investigadas.
    Abraços,

  59. Oie boa noite a todos!!!
    Minha filha tem 1 ano e quatro meses, ela é alergica a soja, tem intolerância a lactose e má absorção de alimentos ela toma o leite chamado PREGOMIN.
    Descobrimos desde os 6 meses todos essas restriçoes, porém, agora é que esta ficando dificil pois tudo que comemos ela quer.
    Por este motivo gostaria se possível receitas salgadas e doces para introduzir em sua alimentação pois a cada dia esta ficando dificil, pois a rotina normal esta enjoando-a.
    No aguardo e obrigada!!!
    Suely

  60. Oi Suely, tudo bem? Temos uma seção de receita em:
    http://www.vidasemglutenealergias.com/category/receitas/
    Grande abraço,

  61. Boa noite, minha filha tem 2 anos e seis meses e tem alergia a lactose, me disseram que tem um leite que funciona como vacina, que a crian;a que toma esse leite vai deixando de ser alergica, gostaria de saber se isso e verdade.
    \obrigado

  62. Tenho um be de 7 meses, descobri cedo que ele tem intolerancia a proteina do leite de vaca
    ele toma o proteico hidrolisado, porem de dificil aceitação por parte dele eletambem não gnha peso devido ter muita restrição na sua dieta. Ele é acompanhado pela gasto, pediatra e nutricionista mesmo assim me ajudem estou desesperada tudo para mim esta sendo valido
    busco todas informações possiveis. Aguardo anciosa por noticias. Gilvane Teixeira

  63. Gostaria de receber receitas s/ proteinas do leite de vaca, meu filho tem 4 anos, me ajudem enviando receitas p/ criança desta idade, não sei mais o que mandar de lanche p/ escola, gostaria também de informação sobre médico ou algum instituto que trata desta alergia em Belo Horizonte, desde já agradeço.

  64. ola mim chamo luana e descobrir a poucos dias que meu filho de três anos tem alergia a lactose queria saber quais são as possibilidades do meu outro filho que estou gravida ter essa mesma elegia?aguardo por resposta

  65. meu baby tem alergia a proteina do leite de vaca confirmado em exames de sangue devido a isso tem dermatite atopica, asma e diarreias com frequencias então esse site estar de parabens pois tira as duvidas de nos pais desesperados e olha que eu sou da area de saúde rsrsrsr

  66. ola boa noite
    tenho um bebe de 3anos e 7 meses a muito tempo venho vendo ele sofrer com diarreia e agora tomei uma decisao dar a ele leite de cabra nossa nem estou acreditando ele nao esta mais tendo diarreia agora vou tentar desfraldar ele e tudo aQUI E DE CABRA TODOS NOS MUDAMOS NOSSA ALIMENTAÇAO TIPO QUEIJO OS ASSADOS
    ELE ADORA COMER UMA TORTA PASTEL SAGADOS FEITOS EM CASA JA FAZIAMOS DE LEGUMES SO MUDOU O QUEIJO
    BOM ELE NAO ESTA MAIS COM O BUMBUM ASSADO TADINHO GASTO COM FRALDA E POMADA A POMADA AGORA E SE PRECISAR MINHA OUTRA FILHA TAMBEM FOI ASSIM
    ACHEI QUE GOSTARIAM DE SABER QUE ESTAMOS FELIZES POR ELE ESTA SE RECUPERANDO DE TUDO
    OBRIGADA. VIDA

  67. Olá Pessoal,

    Li todos os depoimentos também tem um filho de 2 anos e 7 meses que tem alergia ao leite, soja, ovo, tenho muitas dúvidas, estou tentando marcar um nutricionista aqui em Brasília que seja especiliasta, vocês tem algum para indicar, gostei muito de site. Produtos que contenha traços de leite podem ser ingeridos por alguém com alergia? Estou usando Leite de arroz para substituir o leite, mas fico preocupada com o cálcio? Se alguém puder me orientar. Agradeço.

  68. Olá! Tenho uma filha de 2 anos e meio que nunca teve nada. Há 2 meses começou a ficar com pintinhas vermelhas nas bochechas, nos braços e barriga. Levei ao médico, que disse que passava sozinho, que era coisa de verão. Mas não passou. E só aumenta. Agora ela fica toda empolada, muito vermelha. Outro médico disse para pesquisar o que ela come, que pode ser algum corante. Desconfio do leite, que ela adora e toma todos os dias, mas passou 2 dias sem empolar. Não sei o que pode ser. O que devo fazer??? Obrigada.

  69. Ola!
    Tenho um filha que hoje esta com 8 anos desde que nasceu foi descoberto a alergia a lactose,ja fizemos varios tratamentos e não conseguimos a cura ate hoje.Assim que ela injeri o leite ao pasar alguns minutos ela começa a vomitar tudo,ja ficou umas 10 vezes enternada por conta disso.Gostaria de um dica por que quanto maior ela esta ficando esta sendo mais dificil de controlar,mesmo sabendo que passa mau ela injeri o alimento.
    Obrigada

  70. Boa tarde,meu nome é anderson e a minha filha tem 3 anos e meio desde 1 ano de idade descrobrimos a alergia dela ,a lactose e ao corante amarelo,gostaria de saber se no chocolate contem o corante amarelo,porque hoje no mercado já se encontra ovos de pascoa,chocolates em barras sem lactose,e se vcs me aconselharia algum tratamento,com gastro ou homeopata ou especiaistas,e se houver algum especialista gostaria de manter contato sou de bebedouro interior de sp

  71. Olá pessoal,
    Gostei de conhecer o site, pois acaba sendo uma fonte de informação e consolo para nós pais de crianças alérgicas. A minha filha Lara manifestou alergia quando foi introduzido o leite de vaca em pó ao completar 1 aninho, reação gravíssima na pele, onde acabou na época sendo diagnosticada como granuloma anular. hoje a alimentação de Lara tem a base o leite de soja, Gostaria de um contato de um gastropediatra no nordeste, moramos na paraíba, pois ela ja está enjoando a alimentação. Grata pela atenção. Milen

  72. Minha filha tem um ano e tres meses descobri que ela tem intolerancia a proteína do leite aos quatro meses.ela ainda so toma leite materno pois ja tentei dar a ela ysomil e aminomed e ela teve diarreia ficou muito chorona pois tinha muitas dores abdominais.
    É muito dificil manter uma dieta na qual uma criança so pode se alimentar com frutas,arroz,feijão,carne de vaca e frango,legumes, chás pois ela tem alergia também de ovo.
    Sei que se Deus quiser essa faze dificil vai passar.
    Eu só estou preocupada porque apesar de seguir essa dieta rigorosa minha filha ainda apresenta estrias de sangue nas fezes depois de ter tomado antibiotico para infecção de garganta.
    Ja falei com o pediatra dela e ele não sabe me dizer nada a esse respeito.
    Peço ajuda por favor.

  73. olá gente bom dia eu tenho dez anos e tenho alergia a leite mas eu não sei que fasso para tirar eu queria muito que fizese maquina para fazer tratamento para tirar a lergia a leite eu sempre fico triste quando alguen tomar danone come chocolate coisas de corantes eu não posso comer e ai fico com vontade e cabo passando mal ai eu fico vomintando eu como só um pouco de chocolate mas esagerar eu fico toda impolotada toda vermelinha ai minha mae compra para min danone de soja que é bom para minha saude e leite de soja da ades minha mãe comprar direto eu tomo eu como pão com mortadela e queijo e manteiga minha mãe fala para min não comer muito queijo e muita margarina mas sou teimosa um dia eu tenho que parar d comer esse negoso por que um dia eu posso morrer porque o figado não aguenta e o ovo o que tem porque minha mãe não deixa eu comer mas eu como eu pesso a deus para tirar mas só que nada até a gora mas eu quero muito tirar a lergia a leite diseram para min que tem ovo de soja mas só que dezer ser caro e bom o meu vizinho tem alergia aleite tanben mas só que a dele é mas forte do que aminha ele não pode nem chegar perto do leite que ele ja começa ficar vermelho ele não pode nem sentir o cheiro do leite mas agradeso a deus por aminha alergia não ser forte muito obrigado deus eu te amo xau gente....

  74. Lendo os comentários, vi que uma das mães fala que está dando nutribom ao seu filho, eu também dava, só que certa vez ele reagiu e verificando a formulação descobrir que mudaram e hoje já contem traços de leite.
    Seria legal alertá-la para que verifique o rótulo do produto, pois eu estava tão confiante e tranquila em relação ao nutribom que comprar e nem verificava mais, porém veio a surpresa.
    Hoje estou dando Vitalon, sendo que o de farinha lactea contém leite, os demais não contém nem leite nem traços de leite, no entanto, toda vez que compro verifico o rótulo para não ser surpreendida novamente.
    Meu bebê tem aceitado bem.

    Abraços,

  75. eu tenho intolerancia a lactose, mais o que sinto e diferente ,que vi no blog,pois minah barriga incha e sinto dores abdominais,o leite de soja não suporto mais, e os medicos dizem que tem que tomar leite, me ajudem ,o que devo fazer,

  76. olá , gostei m
    uito desse site pois tenho um
    filho com
    alergia a lactose quando dei a prim
    eira vez ele vom
    itou bastante e o rostinho dele ficou em
    poladinho dai fiz o IGE , que diagnosticou seu problem
    a hj] eletem
    1 aninho e tá abaixo do peso , etem
    renite j]á estou ficando doida sem
    saber o que fazer agora m
    e aj]udem
    porfavor m
    oro em
    salvador ba

  77. Boa tarde!
    Minha filha vai completar 10 meses dia 05 de outubro, ela desde os 25 dias de vida apresentou umas erupções na pele, logo depois descobrimos que era a Dermatite Atópica. Levei ela no Alergologista e com os exames descobrimos também que é alérgica a leite de vaca, soja e ovo. Minha dúvida é sobre a alimentação dela, e se a dermatite pode desaparecer agora que vou tirar todos os derivados do leite (ainda amamento ela). A medica me deu duas opções de leite o Aptamil pepti e o Neocate como complemento.

    Agradeço pela atenção.
    Viviane Guerini

  78. Olá boa tarde, tenho uma filha de 5 meses, a primeira vez que a dei o NAN Conforte, ela passou mal com vômitos, aí parei, a primeira vez que a dei leite de vaca na forma de mingau de Maizena ela vomitou muito aí o nosso pediatra receitou para Aptamil sem lactose e hoje a dei e ela vomitou também como menos volume mas vomitou.
    Me ajudem o que faço?

  79. Boa tarde!
    Minha filha tem alergia a leite de vaca só que o médico informou que a classe da alergia é classe 1, muito baixa. Mas como ela estava com uma tosse persistente mandou tirar o leite de vaca para ver ser melhorava. Realmente melhorou, porém ela sente muita falta do leite de vaca, ela tem 2 anos e já sabe pedir...
    Gostaria de saber se diminuindo a quantidade resolve o problema. Ex: ela mamava mais ou menos uns 2 litros por dia do leite de vaca, se diminuisse para no máximo 1 litro ameniza o problema?

  80. Olá! Descobrimos esta semana que nosso filho que completou um aninho ontem, está com alergia ao leite de vaca, ele tem um chiado no peito que não melhora desde novinho e só esta semana conseguimos descobrir. Ele mamava leite em pó ( nestogeno e ou nam confor ) desde quando saiu da maternidade amamentando em mim também até aos seis meses. Agora ele estava mamando o aptamil 3, só que esta semana passamos por orientação médica a dar a ele o leite de soja, mas tenho notado que ele logo após que mama fica com chiado no peitinho, será que isso não vai melhorar? ou é normal? Será que ele também tem alergia ao leite de soja? Esse chiado que ele tem causará algum problema mais serio ao decorrer do crescimento e desenvolvimento dele?
    Ele está fazendo um tratamento com antialergicos, vocês acham que isso vai passar logo? Me ajudem sou mãe de primeira viagem e estou preocupada com o meu filho. Agradecida desde já

  81. Olá! Minha filha tem 2 anos e tem intolerância a lactose. As fezes dela esta aparecendo uma areia tipo aquela escura da praia, pode ser da intolerancia?? Aguardo retorno!! Obrigada!!

  82. bom tarde,tenho doença celiaca e tolerância a lactose,o leite de soja contianua me fazendo mal,gostaria de saber qual eu posso subtituir.pois tenho diarréia constante,dor de cabeça.me ajude ser pude por favor.

  83. ola sou vania . meu bebe de um ano e meio tem aplv o pediatra recomendou leite ades ou solys gostaria de saber se esse leite e bom para o desenvolvimento e crescimento do meu filho

  84. A ALERGIA A LEITE PODE FICAR PRA SEMPRE MINHA FILHA TE M 7 ANOS E AINDA E ALERGICA GOSTARIA QUE VOCES COMENTASEM SOBRE UM TRATAMENTO DE DESEMSIBILIZAÇÃO QUE EU VI EM UM VIDEO NO HOSPITAL DAS CLINICAS DE SP ONDE AS CRIANÇAS QUE PESISTEM A ALERGIA RECEBEM PEQUENAS QUANTIDADES DE LEITE DILUIDO EM VARIOS LITROS DE AGUA AO DECORRER DO DIA E FICAM EM OBSERVAÇÃO SENDO QUE ESSE TRATAMENTO SO PODE SER FEITO COM A SUPERVISÃO DO MEDICO QERO SABER COMO FAÇO PRA CONSEGUIR ESSE TRATAMENTO?

  85. obrigada por isso meu filho hoje é muito saudavel

  86. Bom dia...

    Tenho uma filha de 9 anos e após exame foi diagnosticada com intolerancia a gluten. Porém nem sempre ela tem diárréia quando consome gluten. As vezes passa semanas sem ter diarréia mesmo consumindo glúten. Será mesmo intolerencia ao gluten??? Uma vez que ela só manifestou esse sintoma após mudança na rotina diária, tendo que mudar de escola, horários (passou a ficar em horário integral na escola, pois ficou sem babá) , etc.
    O lado emocional também pode desencadear essa doença??

    Obrigada

    Eliana

  87. Olá passando por aqui avistei uma receita postada por uma mãe sobre leite de frango
    em baixo havia uma comentario qeu a revita iria postar a receita do livro
    Gostaria de localizar essa receita pra oferecer a minha bebe que é APLV
    obrigada

  88. Oi gente!
    Experimentei um produto muito gostoso, não contem gluten e nem lactose.E um sequilhos tem de leite e coco, a marca e nazinha.pra quem e de SP eu achei no supermercado econ.olhei o site e tem biscoitos de polvilho tb.

  89. oi eu quero deixar aos pais que tem filhos alergicos ,que nao desista dos seus pequenos pois alergia nao e doença e dedicaçao, tenho uma filha de 5 anos que passou por diversas enfermidades ate que eu descobrir que o refluxo gastro intestinal que ela tinha era pura alergia,minha filha foi realizar uma endoscopia e no hospital mesmo a medica foi logo mim dizendo que os resultados nao eram favoravis e que ela poderia estar com linfoma ja que os nodulos eram visiveis,de pois disso ela passou ´por mais 4 endoscopia e 1 colonoscopia,fez tratamrnto para hpylori e mais uma serie de exames,deagnosticado a doença resolvido o problema,hj,minha menina faz uso de vacina uma vez por semana,e das 16 medicaçoes que ela tomava por dia hj so toma uma quando precisa,bom mesmo foi retirar da dieta dela o que lhe fazia mal,hj, posso dizer que apezar das furadinhas da vacina 1 vez por semana,minha filha esta curada,por causa de alergia alimentar eu vi minha filha da entrada na UTI 2 vezes em menos de 1 semana,ela e uma menina linda e acima de tudo sadia,bjs a todos e fiquem com DEUS.

  90. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI DEEEEEEEEEEESCOBRI QUEEEEEEE MEU FIIIIO SOFRE DE LACTOPURGA ! Oque devo fazer ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  91. oi. tenho uma bb de 1 ano aplv e o leite ainda é o meu, porem a pediatra dela liberou só para mim os derivados de leite de vaca. e ela amamenta normal, nao apresenta colite, refluxo nem dermatite. ela ta curada?

  92. ola, bom tenho uma sobrinha que fez um exame de sangue, que apresentou
    eosinofilos de 968 onde o normal é de 880.
    o que quer dizer eosinofilos ? ese isso é grave .

    valeu muito obrigado

  93. o que faço quando a assistencia social não ajuda no leite de cabra?

  94. QUEIJOS E YOGURTE SEM LACTOSE, PRODUTO 100% PURO DE OVELHA. INFORMAÇÕES 11 - 986260355 - LUIZ.

  95. Oi, minha bebê tem nove meses e logo cedo descobrimos que tinha alergia a proteína do leite. Mesmo com aleitamento materno exclusivo, ela tinha os sintomas. Tive mastite e em uma das mamas por duas vezes seguidas (não fui diagnosticada corretamente) e por este motivo ela largou essa mama, o que nos levou a ter que complementar a alimentação dela com uma fórmula. O único problema é que esse tipo de fórmula é caro e isso pesa bastante no orçamento. Sugiro buscar em farmácias populares, algumas oferecem um bom desconto. Como eu ainda a amamento, sou eu que tenho que manter uma dieta de exclusão de leite. Não é fácil, tenho que levar sempre um lanche quando vou a festas. Quase tudo que é servido tem leite. Aprendi quais são os ingredientes que devo evitar e leio sempre os rótulos. Sei que poderia deixar de amamentar, já que ela já tem 9 meses, mas acho que o sacrifico é válido, pois a amamentação tem outros benefícios além do nutricional. Estou torcendo para que minha filha seja uma dessas 85% que deixam de ter alergia. Boa sorte a todos. Adorei o site.

  96. Olá, meu filho tem 2 anos e sempre foi bem alérgico com rinite e asma. Fez exames pra saber de onde vinha as crises, o q detectou q ele é alérgico a leite de vaca e ovo. Os resultados deram baixos. Inclusive no verão ele nunca teve crise. So foi ter a primeira crise com 9 meses de vida. Então a alergista mandou tirar leite e derivados e ovos da alimentação dele. Substituindo o leite por leite de soja por tres meses e depois mandou repetir os exames. E disse q quando os exames dessem negativos ele poderia voltar a comer esses alimentos de novo.
    Minha pergunta é esses exames de sangue para detectar alergia alimentar são seguros? E o tratamento q ela mandou fazer esta correto? Pois as vezes acho q seria impossivel ser verdade ele nunca teve outro tipo de reação de imediato, no máximo essas crises q não aparecem no verão. E tudo q ele come no verão come no inverno.

  97. ola, meu filho tem1e 2 meses começou a aparecer carocinhos no carpo ,,já levei na pediatra e ela não suspendeu o leite ,eu to achando que ele e alegórico gostaria de experimentar só eu não conheço experimenta o leite de soja ,

  98. TENHO FILHO GEMEOS DE 12 ANOS, UM DELES APRESENTOU SINTOMAS DE ALERGIA CUTÂNEA. TENTAMOS LEVAR AO MÉDICO QUE RECEITOU DOIS XAROPES QUE NÃO ADIANTARAM MUITO. A SOLUÇÃO FOI PESQUISAR HISTÓRICO DO QUE ELE HAVIA INGERIDO DESDE QUE LEVANTOU PELA MANHÃ. E ACREDITO QUE FOI DE INGESTÃO DE LEITE DE CAIXINHA (PARMALAT INTEGRAL). PROIBI O LEITE POR ENQUANTO, ASSIM COMO O QUEIJO QUE ELE GOSTA TANTO, BEM COMO SALGADINHOS DE QUEIJO QUE TAMBÉM PODE SER O VILÃO. MAS, ACHO QUE É MESMO DO LEITE QUE COMPRAMOS, POIS É UMA MARCA QUE NUNCA COMPRAMOS ANTES. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESTE PRODUTO E A FORMA DE COMO PODEMOS TRATAR SEM QUE HAJA MUITO USO DE MEDICAMENTOS PARA EVITAR DE SE TORNAR UM HÁBITO DE DEPENDENCIA QUIMICA EM REMÉDIO PARA HÁBITOS MAIS NATURAIS. POR FAVOR, SE PUDER ME RESPONDER PELO MEU E-MAIL, AGRADEÇO... OBRIGADO.

  99. Meu filho de 2 anos tem alergia ao leite de vaca e soja, e muito complicado falar para uma criança que ela nao pode comer o que seus amiguinhos estão comendo. Eu nao tenho muita habilidade na cozinha e agora tenho que me virar. Busco um curso que me ajude a fazer varias comidinhas pra ele gostada e saudades. Qual curso e apropriada rã mim. Obrigada

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)