Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Associação entre o glúten, a esquizofrenia e a diabete

TrigoPesquisas recentes sugerem que alimentos ricos em glúten poderiam contribuir para desencadear a esquizofrenia em pessoas com uma predisposição genética para esta condição.

A proteína é encontrada em cereais como o trigo, cevada e centeio. Os cientistas da Universidade de Inverness (Reino Unido) vêm estudando o papel do glúten na esquizofrenia e na diabete tipo 1, bem como a associação entre as duas doenças. Os pesquisadores comentam que o organismo de portadores destas condições "foram incapazes de lidar com a presença do glúten, resultando em danos aos tecidos saudáveis”.

Dois projetos que investigam a associação entre as duas doenças e o papel desempenhado pelo glúten estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores deste centro. Segundo o Professor Ian Megson, chefe do departamento do centro de diabetes e doenças cardiovasculares "Esta pesquisa está em um estágio ainda inicial, mas se a teoria está correta e aqueles em situação de risco são identificados cedo na vida, uma simples mudança na dieta poderia evitar o desenvolvimento destas doenças em alguns indivíduos."

Dr Wei e sua equipe.O Dr. Jun Wei, pesquisador e geneticista, comenta que a herança genética de um indivíduo, juntamente com os fatores presentes em seu ambiente, são considerados atualmente como centrais para o desenvolvimento destas duas condições. E “o gluten é um destes fatores ambientais”, comenta ele.
"Mais de 30% dos pacientes que sofrem de esquizofrenia têm níveis elevados de anticorpos contra o glúten no organismo, portanto a dieta isenta de glúten pode ajudar na redução dos sintomas desta doença". “Também estamos investigando se a ingestão de glúten funciona como um gatilho para a manifestação da esquizofrenia em pessoas que têm uma predisposição genética para tal. "

Mais informações : UHI Millenium Institute

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2009 (www.vidasemglutenealergias.com)

Related Posts with Thumbnails
.

1 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Meus filhos ficaram muito doentes, com esquizofrenia, por quase 15 anos, mas depois que retirei o gluten e o leite e seus derivados eles tiveram uma melhora de aproximadamente 90%. Depois, introduzi na alimentação deles muitas frutas e vegetais (muitos sem agrotóxicos) e eles melhoraram muito mais. Noto que eles são muito sensíveis em matéria de alimentação. A cognição deles, atualmente, e muito boa, inclusive voltaram a estudar e estão indo muito bem. Pela minha experiência como mae, psicóloga e bióloga, a esquizofrenia e uma grande intoxicacao e, também, falta de enzimas digestivas. Depois que li o livro Dieta do Futuro entendi melhor a problemática da doença deles. A intoxicação desgasta o complexo enzimático do organismo e corrompe o processo imunológico. Para preparar os alimentos deles, uso muitas receitas do livro Lugar de Medico e na Cozinha, que foi um grande achado. Sofri muito com a doença deles, mas hoje, quem me ve diz que meu olhar revela felicidade e meu sorriso e iluminado. Graças a Deus consegui a cura deles, parece milagre, mas na verdade isso foi fruto de muita pesquisa, porque não conseguia conviver com aquela realidade.

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)