Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Bolo de chocolate sem glúten, fermento e lactose!

Bolo de ChocolateEsta é uma receita de nossa amiga Corina Della Villa Cunha, naturalmente não leva farinha de trigo ou derivados do leite!

 

 

 

Ingredientes

  • 350 g de chocolate em barra meio-amargo
  • 3 / 4 de xícara de açúcar
  • 1 / 2 xícara de margarina vegetal
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de água quente
  • 1 colher de sopa (cheia) de fécula de batata

Modo de Preparo

Aqueça o forno em temperatura baixa. Derreta o chocolate, a margarina e a água em uma panela pequena, pode ser em banho-maria ou no forno de microondas. Misture até o chocolate absorver a margarina - vai obter um creme brilhante.

Bata as gemas com o açúcar até o ponto de gemada grossa. Misture o chocolate derretido. Coloque a fécula em uma peneira e polvilhe sobre a gemada de chocolate. Por último envolva delicadamente as claras batidas em neve.

Asse em uma forma de fundo solto, untada com um pouco de margarina e com o fundo polvilhado com uma poeira de fécula. Asse por 40 a 50 minutos, até o centro estar ainda úmido, mas por cima forma-se uma crosta. Antes de retirar o bolo do forno, abra a porta e coloque uma colher de pau como uma trava, assim o calor diminuirá aos poucos. Como o bolo não tem fermento ele se retraíra um pouco enquanto esfria. Você pode adicionar a cauda/recheio de sua preferência!

Related Posts with Thumbnails
.

23 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Sua revista é excelente. Pena que não haja um edição em papel para se assinar e colecionar as preciosas informações que a senhora divulga.

  2. gostaria muito de receber esta revista sempre.

    Quando haverá em impresso???
    Sou nutricionista Funcional, além de amar trabalhar com crianças autistas, celíacos, alergias, constipações crônicas.
    Parabéns pela revista!!

  3. Ola Tatiana, José Ricardo,
    Muito obrigada, bom saber que a revista está sendo útil! Ainda não temos previsão para publicação da versão da revista impressa, mas adianto que estamos sim pensando nesta possibilidade em um futuro. De qualquer forma, o acesso à todos os números da revista (presente e passados) é 100% grátis, e está disponível no próprio site (clicando em 'Edições', e escolhendo o número). Abraços!

  4. Esta receita está certa?? Só 1 colher de sopa de fécula de batata???

  5. OiTatiana,é isso mesmo, só uma colher de sopa. A consistencia do bolo fica como se fosse de um suspiro de chocolate...

  6. Essas receitas tem me salvado mas aqui na minha cidade falta esses ingredientes fecula de batata e outors ai complica...
    Mas essa revista é uma maravilha tem me salvado..Um projeto impresso seria uma boa!!!

  7. adorei as suas receitas porem que nao posso recebela porque moro na America, parabens

  8. Amei receber as receitas, são deliciosas e comecei a comer porque não podia mais comer nada com glúten. Gostaria de saber se vocês tem bolachas sem glútem porque faço bolachas para a minha sobrevivência e não tenho receita de bolachas sem glútem.
    Um grande abraço.
    Cassilda

  9. Olá Cassilda,
    Que bom saber que você está gostando das receitas, ficamos muito felizes com mensagens como a tua. Ainda não temos receitas de biscoitos publicadas, mas em breve publicaremos, esperamos que goste!
    Abraços,

  10. Oi. É minha primeira visita, estou adorando.
    Sabe, adoro chocolate, mas não encontro chocolate em barra(receita do bolo de chocolate) sem glutén, posso usar o chocolate em pó?
    No aguardo. Abraços Marta

  11. Oi Marta,
    No caso desta receita específica, o resultado não fica tão bom se você substitui por chocolate em pó, tanto pelo gosto como pela consistência. No entanto, iremos publicar na semana que vem uma nova receita de bolo de chocolate sem glúten e sem leite (Chiffon de Chocolate), inclusive ótima como bolo de aniversário, a qual é feita com chocolate em pó, esperamos que goste!
    Abraços,

  12. Gostei muito de sua revista, mas tenho dúvidas sobre usar ovos para quem não pode com glutem, ouvi dizer que nao pode!

  13. Oi Walkiria,
    Que tem doença celíaca deve seguir uma dieta totalmente isenta de glúten. Porém, não há necessidade de eliminar os ovos da dieta. Isto deve ser feito para pessoas alérgicas a ovos, mas não há indicações específicas para celíacos.
    Abraços,

  14. Boa noite! Qual é a diferença entre: amido de milho com fécula de batata e mandioca?

  15. Oi Mariluce,
    Não sei se entendemos sua pergunta corretamente, mas cada um destes ingredientes é derivado de um alimento, ou seja, o amido de milho é extraído do milho, a fécula de batata da batata e a fécula de mandioca (como um polvilho) da mandioca. As propriedades funcionais e culinárias destes ingredientes são distintas, por isto normalmente se usa uma mistura destes ingredientes nas receitas em que há substituição da farinha de trigo.
    Abraço,

  16. Gostaria de saber quando acontece reuniões em Belo Horizonte?
    Abraços.

  17. Oi Marcia,
    Você pode entrar em contato com a Acelbra-MG, o endereço deles é: http://www.acelbramg.com.br/
    Abraços,

  18. Por que as receita de hoje em dia tem que levar óleo?

    Eu fico de Fora, não posso comer gordura TAMBÉM.
    bJS

  19. Oi Vandete,
    Procuramos sempre minimizar a quantidade de óleo, mas muitas vezes é difícil, pois é necessário que as receitas fiquem úmidas e macias (sem quebrar), o que é bastante difiícil quando se retira o glúten das receitas. Mas continuaremos tentando!
    Abraços,

  20. Boa tarde! recebi a noticia q meu filho tem alergia ao gluten,agora estou procurando varias receitas.Gostaria de saber onde encontro os produtos sem glutem e lactose?

  21. E para quem e alergico a ovo(clara)????

  22. Esta receita de bolo de chocolate é MARAVILHOSA!!!!

    Muito obrigada pela dica.
    Abço,

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)