Óleo de Peixe na Gravidez e Alergias em Bebês
A suplementação com fontes ricas em ômega 3 - como óleo de peixe - durante a gravidez e amamentação pode diminuir o risco de alergias alimentares em crianças
O aumento na incidência de alergias nas últimas décadas desencadeou uma série de estudos com o objetivo de identifiar tratamentos e estratégias de prevenção. Agora, um novo estudo publicado na Acta Pediatrica por pesquisadores da Universidade de Linkoping (Suécia), indica que a ingestão de ômega-3 (neste caso através de cápsulas contendo óleo de peixe) durante a gravidez e amamentação pode diminuir o risco de alergias alimentares e eczemas durante o primeiro ano de vida de crianças com um histórico familiar de alergias.
Para conduzir o estudo, os pesquisadores suécos recrutaram 145 mulheres grávidas, as quais já tinham algum tipo de alergia, ou com maridos ou filhos anteriores com histórico de alergia. Metade destas mulheres receberam a suplementação (ômega 3, correspondente a aproximadamente 100g diárias de salmão) durante a gravidez (a partir da vigézima quinta semana de gravidez) e amamentação (primeiros 3-4 meses de amamentação). A outra metade das mulheres recebeu uma cápsula de placebo (sem ômega 3) diariamente, pelo mesmo período.
Os resultados mostraram que o risco de as crianças nascidas desenvolverem algum tipo de alergia alimentar durante o primeiro ano de vida foi 10 vezes menor no caso das crianças cujas mães receberam o suplemento de ômega 3. A prevalência de eczemas nas crianças também foi menor no caso daquelas cujas mães receberam o suplemento. Estes resultados sugerem assim a importância da suplementação com omega-3 durante a gravidez por mães com histórico familiar de alergia. É importante ressaltar, no entanto, que nenhum suplemento ou intervenção nutricional devem ser tomados - principalmente durante a gravidez - sem que antes se consulte um profissional de saúde.
Para mais informação: Furuhjelm C, Warstedt K, Larsson J, Fredriksson M, Böttcher MF, Fälth-Magnusson K, Duchén K . 2009. Fish oil supplementation in pregnancy and lactation may decrease the risk of infant allergy. Acta Paediatr.
Deixe seu comentário!
(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui!)

