Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Pãozinho Rápido sem Glúten!

Receita de Pao sem GlutenEsta é uma receita de pãozinho sem glúten, muito rápida de fazer, e o pãozinho fica ótimo: macio, aerado, úmido e não quebra. E a casca fica crocante quando sai do forno... ! (faça o teste: dê o pãozinho para um não celíaco experimentar sem dizer que não contém glúten, ele irá se surpreender com um resultado tão bom). Se preferir, assista o vídeo no final da receita (é importante assisti-lo para verificar visualmente a consistência que a massa deve ter).

Por Vera Irene Paim


Farinha sem glúten

  • 200grs. de farinha de arroz
  • 200grs. de polvilho doce
  • 2 colheres (de chá cheias) de Goma Xantana* (Pode ser usada goma guar + xantana, clique aqui para comprá-la)

Misturar tudo muito bem**. Guardar num recipiente de plástico ou de vidro bem fechado

Pãozinho Rápido sem Glúten

  • 3 xícaras (de chá) de farinha sem glúten (cada xícara tem 130 gramas, portanto total = 390 gramas)
  • 3 colheres (de sopa cheias) de açúcar
  • 4 colheres (de sopa***) de margarina sem sal
  • 2 colheres (de sopa cheias) de fermento em pó
  • 2 ovos médios
  • 1 xícara de leite (200 ml)

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes em uma tigela, mexendo com uma colher. Quando estiver bem misturado, fazer os pãezinhos untando a palma da mão com margarina. Colocar em assadeira levemente untada e pincelar com gema de ovo. Aquecer o forno em temperatura máxima por 10 ou 15 minutos. Enquanto o forno está sendo aquecido, deixe os pãezinhos descansando. Passado esse tempo leve-os ao forno.

Como assar

Deixe por 05 minutos em forno máximo, abaixe para 200 graus e deixe 10 minutos nessa temperatura. Depois abaixe novamente o forno para 180 graus e deixe assar os pães por mais 10 minutos. Desligue. Retire do forno. Sirva quente ou frio com manteiga, requeijão, geléia, mel, etc...

Dicas importantes

  • * A Goma Xantana é encontrada em lojas de produtos naturais. (ela é muito usada como espessante, e para os que não a encontrarem em suas cidades, a loja SABOR ALTERNATIVO vende uma mistura de goma guar e goma xantana que pode ser usada para fazer os pãezinhos (a quantidade é a mesma que na receita), e faz entregas para todo o Brasil, clique aqui para comprar).
  • ** Como misturar os ingredientes da farinha sem glúten: Primeiramente misture bem com uma colher, depois coloque no recipiente onde guardará a mistura. Feche-o muito bem e agite-o bastante. Deixe uns minutinhos sem abrir para assentar e estará pronto para uso.
  • *** As colheres de sopa de margarina não devem ser rasas, tampouco cheias demais. O peso está entre 25 e 30grs no máximo.
  • Bom Proveito!

--

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 (www.vidasemglutenealergias.com)

Vídeo (Clique para Iniciar)

(dica: se você deixar carregar o vídeo (linha vermelha) primeiro, e depois apertar o botão de play fica mais agradável para assistir)

pao sem gluten

Related Posts with Thumbnails
.

148 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Olá, sou intolerante tbm à lactose e até mesmo ao leite de soja. Seá que posso substituir por água morna ou leite de arroz., por exemplo?

  2. Olá Rafaela. Obrigada pela mensagem. Este era o nosso próximo passo, justamente testar a receita substituindo o leite. Acreditamos que dê certo sim, você poderia substituir também por aqueles leites com baixo teor de lactose (zymil, dentre outros) dependendo do teu grau de intolerância (já que grande parte dos intolerantes à lactose tolera leites com baixo teor de lactose). Iremos testar com várias alternativas e em breve publicaremos os resultados.
    Grande abraço, Cynthia

  3. OLA
    ADOREI A RECEITA ,AINDA NAO FIZ POR UM SIMPLES MOTIVO....
    MEUS SOBRINHOS NAO PODEM COM O LEITE , TRIGO E OVO...
    SEI O QUE POSSO SUBST O TRIGO E O LEITE...
    MAS AINDA NAO SEI O OVO!!!
    PODEM ME DAR UMA DICA???? POSSO SUBST POR ALGUMA OUTRA COISA?????
    FICA DIFICIL EMCONTRAR UMA RECEITA SEM OVO,,,,
    DESDE JA AGRADEÇO.

  4. Olá Paty,
    A receita acima substitui o trigo pela mistura de farinha sem glúten, e acreditamos que o leite poderia ser substituído também por leite de soja, arroz ou leite com baixo teor de lactose (se o problema for intolerância à lactose, e não alergia ao leite). No caso dos ovos, seria necessário testar um pouco com diferentes possibilidades para ver o que dá mais certo, uma vez que nas receitas sem glúten a consistência e liga da massa são essenciais para que a receita funcione e fique gostosa, e boa parte desta 'liga' é dada pela presença dos ovos. Algumas possibilidades de substituição dos ovos você possivelmente achará em livros de culinária vegana. Geralmente se adotam diferentes substitutos dependendo da receita: por exemplo, você pode usar sementes de linhaça moídas (Para cada ovo: 1 colher de semente de linhaça - congelar a linhaça moída primeiro - para 2-3 colheres de água usadas para dissolver a linhaça moída descongelada). Em outras receitas se usa lecitina de soja como substituto, ou tofu (queijo de soja). Finalmente, algumas receitas usam, para cada ovo, 2 colheres de água, 1 colher (sopa) óleo e 2 colheres de fermento. Em alguns países existem misturas prontas que já funcionam como substitutos aos ovos ('Egg replacer': exemplo http://www.bobsredmill.com/vegetarian-egg-replacer.html e http://www.ener-g.com/store/detail.aspx?section=8&cat=8&id=97), mas acredito que no Brasil ainda não temos nenhum produto similar. O link a seguir pode te dar algumas dicas também: http://www.eurooscar.com/Receitas-Vegetarianas/subsovos.htm. Espero que ajude! Abraços,

  5. Na busca por receitas s/glúten e lactose na internet, vi que pode-se substituir a goma xantana por pó para gelatina. Só não sei a quantidade? muito obrigada,

    cida.

  6. Olá Cida, obrigada pela mensagem, iremos pesquisar e tentar substituir a Xantana pelo pó para gelatina e assim que tivermos mais informações sobre quantidades para substituir e procedimentos publicaremos aqui. Grande abraço

  7. a minha dúvida é a mesma da Cida. Como é difícil encontrar a goma xantana, qual a QUANTIDADE DE GELATINA EM PÓ SEM SABOR que possa substituí-la sem prejudicar A TEXTURA DO alimento?
    NSeta receita do pãozinho posso substituir na feitura da massa a margarina por manteiga? Mudaria alguma coisa?Não gosto da margarina. Prefiro a manteiga por ser mais saudável (pra quem não tem problem de colesterol, naturalmente.). Grata e atenciosamente. Lúcia.

  8. Oi Lucia, vamos tentar fazer a receita sem a goma xantana, bem como com o pó incolor de gelatina, para saber exatamente o que dá certo, e em quais quantidades. Assim que tivermos bons resultados escrevemos para vocês e publicamos o resultado aqui! Grande abraço,

  9. oi...sou celiáca e minha filha tem intolerancia á lactose,adorei a receita vou fazer só queria saber o que é goma xantana?bju

  10. Olá, o pãozinho parece realmente delicioso! Também não fiz ainda por nao ter encontrado a goma xantana. Assim que tiverem notícias sobre os substitutos não deixem de postar, também estou esperando. Obrigada e parabéns pela iniciativa, a revista é ótima!

  11. Olá Lucia, Cida, Hebe e Maria Aparecida,
    Como há dificuldade de encontrar a goma xantana em algumas cidades, fizemos o teste (como sugerido) com pó de gelatina como substituto para a goma. Após vários testes com pó de gelatina não chegamos a um resultado satisfatório. Com o pó de gelatina, o pão fica pesado e o gosto não fica bom, portanto não recomendamos a substituição.
    A goma xantana é um tipo de um açúcar (polissacarídeo) usado como espessante. Porém uma boa notícia: a loja SABOR ALTERNATIVO vende uma mistura de goma guar e goma xantana que pode ser usada para fazer os pãezinhos (a quantidade é a mesma que na receita), e faz entregas para todo o Brasil. Eles vendem saquinhos de 300g, portanto dá para muitas receitas. O link para compra é http://www.saboralternativo.com.br/
    Esperamos que ajude!
    Abraços,

  12. Olá amigos, gostaria de parabenizá-los pelo site!
    Irei testar a receita! Abraços!

  13. Olá, fiz o pãozinho, mas ficou batumado!!!Coloquei tudo certinho, inclusive a goma xantana, que só encontrei em farmacia de manipulação!
    o que será eu fiz de errado?

  14. Oi Aline, que pena, mas não desiste, porque o gosto e consistência do pãozinho são ótimos. Algumas possibilidades: 1. você reparou se a tua massa ficou com a mesma consistência que a massa mostrada no vídeo acima? 2. Você seguiu todo o procedimento com relação à temperatura e tempos do forno, e não abriu o forno durante o processo? 3. Você pré-aqueceu o forno, e deixou o pãozinho crescendo nestes 10-15 minutos? 4. Você colocou a quantidade correta de fermento? Algumas vezes, o pão não cresce mesmo com a quantidade correta se o fermento estiver um pouco velho ou vencido.
    Espero que ajude e qualquer dúvida adicional nos escreva,
    Abraços,

  15. Muito agradecida pelas boas noticias, deste site. e que gosto muito das comidas que tem haver
    com aipim, arroz e etc. Isso e muito de minha preferencia. Particularmente me sinto mais leve e
    mais alimentada.

  16. OLÁ! ESSE PÃOZINHO DEVE SER UMA DELÍCIA...
    SERÁ QUE ALTERO O RESULTADO SE AO INVÉS DE MARGARINA EU USAR MANTEIGA?
    OBRIGADA.
    ELIZABETH

  17. Oi Elizabeth,
    Acreditamos que seja possível substituir sim sem problemas.
    Boa receita,

  18. Oi.

    Fiz a receita e ficou em formato pizza, uma delicia, rrsrsrs! Substitui a goma xantana pelo CMC(mesma quantidade), a massa ja ficou molenga ao misturar.Não consegui dar forma ao pãozinho,mesmo assim teimei em colocar na forma, cresceram e depois murchou...fiz todo o procedimento do tempo de forno. O que pode ter dado errado! *sei que pode substituir a goma pelo CMC, acompanho alguns blogs que explicam esta substituição. Pois o objetivo dos dois é o mesmo.

    Obrigado.

  19. Oi Claudia,
    A massa deve ter a consistência mostrada no vídeo, ou seja, tem que ser possível molda-la em bolinhas. Se a tua massa ficou mais líquida, certamente este foi o problema. A xícara de chá de leite tem 200ml, e cada xícara de farinha sem glúten tem 130g. O problema pode ter sido uma xícara mais cheia de leite, e não tão cheia para a farinha. Outra possibilidade é a de que você tenha usado ovos muito grandes, deixando a massa mole. Se ela ficar na consistência mostrada no vídeo, fica ótima mesmo (temos alguns conhecidos que já estão fazendo regularmente como café da manhã!).
    Esperamos que ajude,
    Abraços

  20. Oi.

    Vou observar estas dicas, e acho que bati demais a massa, olhei o video e tentarei fazer novamente.

    Obrigado.

  21. Olá, tentei a receita hoje, fiz as bisnaguinhas um pouco maior, mas ficou muito bom, obrigada!

  22. Deliciosa receita. Muito fácil e prática. Adoramos! Assistir ao vídeo foi essencial para conseguirmos saber o ponto certo da massa do pãozinho.
    Muito obrigada!

  23. Olá,
    Sou nutricionista e achei o site muito bom, bem organizado e claro para o público em geral. Parabéns pelo trabalho de vocês e também pela idéia de filmarem o preparo do pão.
    Vou tentar fazer a receita e logo venho comentar.
    Abço.

  24. Gostaria muito de fazer esta receita, mas sou de Porto Alegre e não encontro a goma Xantala, sabe onde poderei encontrar???

    Um abraço, o site é maravilhoso.

  25. Olá Lu,
    A loja Sabor Alternativo vende a goma para todo o Brasil, Eles vendem saquinhos de 300g, e acabam de nos informar que venderão saquinhos de 100g também. O link para compra é http://www.saboralternativo.com.br/

  26. Muito Obrigada pelo incentivo de voces. Estou amando todas as receitas. Obrigada

  27. oi amiga deus abençoi essa receita eu procurei atempo descubrir que eu nao posso comer glutem

  28. Olá, acabo de descobrir que sou alérgica a glúten, ovo e cacau. Estou com dificuldades de substituir o ovo nas receitas... me ajudem!!! Não aguento mais comer proteína.

  29. olá gente socorro,descobri hoje que alérgica a lactose e ao glutem preciso de receitas que substituem esses dois itens.me ajudem pelo amor de DEUS.

  30. existe margarina sem lactose, pra fazer o pãozinho posso substituir o leite de vaca por leite de soja.

  31. Olá Gislaine, além das receitas já publicadas, temos diversas outras (sem glúten e sem lactose), já na fila para publicação. A próxima será nhoque, sem glúten e sem lactose.
    Abraços,

  32. Sim, a margarina é sem lactose, verifique na embalagem para certificar-se que a marca que você irá comprar realmente não possui lactose ou fontes de proteína do leite caso você seja alérgica. Quanto ao leite, é possível substituir por leite de soja. Vale a pena conferir o vídeo para ver a textura que a massa deve ter.
    Abraços,

  33. Olá Camilla, agradecemos o contato. Então, é difícil mesmo substituir o ovo nas receitas. Copiamos abaixo a dica que passamos em um outro comentário, caso seja de ajuda... "no caso dos ovos, seria necessário testar um pouco com diferentes possibilidades para ver o que dá mais certo, uma vez que nas receitas sem glúten a consistência e liga da massa são essenciais para que a receita funcione e fique gostosa, e boa parte desta 'liga' é dada pela presença dos ovos. Algumas possibilidades de substituição dos ovos você possivelmente achará em livros de culinária vegana. Geralmente se adotam diferentes substitutos dependendo da receita: por exemplo, você pode usar sementes de linhaça moídas (Para cada ovo: 1 colher de semente de linhaça - congelar a linhaça moída primeiro - para 2-3 colheres de água usadas para dissolver a linhaça moída descongelada). Em outras receitas se usa lecitina de soja como substituto, ou tofu (queijo de soja). Finalmente, algumas receitas usam, para cada ovo, 2 colheres de água, 1 colher (sopa) óleo e 2 colheres de fermento. Em alguns países existem misturas prontas que já funcionam como substitutos aos ovos ('Egg replacer': exemplo http://www.bobsredmill.com/vegetarian-egg-replacer.html e http://www.ener-g.com/store/detail.aspx?section=8&cat=8&id=97), mas acredito que no Brasil ainda não temos nenhum produto similar. O link a seguir pode te dar algumas dicas também: http://www.eurooscar.com/Receitas-Vegetarianas/subsovos.htm ". Abraços!

  34. Ola,para substituir o ovo a melhor solução é a farinha de Tremoço...bio - um abraço

  35. gostaria de saber se posso substituir a goma por outro ingrediente porque na minha cidade não tem este produto

  36. Olá Carla,
    A goma xantana pode ser substituída por mistura de goma guar e goma xantana (vendas na Sabor Alternativo, http://www.saboralternativo.com.br, enviam para todo Brasil). Alguns substituem por CMC (encontrado em lojas de produtos para festas, porém não testamos esta substituição com esta receita e não podemos garantir o resultado..).
    Esperamos ter ajudado,
    Abraços

  37. nossa adoro suas receitas como posso ver todas as receitas que vc faz no ptrograma..

  38. Gostaria de saber se a substituição da xantana por gelatina em pó da certo?? e qual a quantidade??

  39. Olá Isadora,
    Tentamos fazer a receita substituindo a goma xantana por gelatina em pó sem sabor, mas infelizmente não deu certo. O gosto não ficou bom, e a textura e consistência da massa também não deram certo. Se tivermos outras possibilidades de substituição da xantana que tenhamos testado e funcionado, publicaremos.
    Abraços,

  40. gente pelo amor de Deus me ajudem tenho um bebe de 1 ano e 11 meses que é alergico a gluten a gema de ovo e carne vermelha !
    gostaria muito que vocês que me ajude pois ele precisa levar lanchinhos pra escola
    e gostaria de saber se posso substituir o ovo inteiro somente pelas claras em neve?
    obrigada

  41. Olá Nila,
    Não testamos a receita somente com a clara dos ovos, mas se você testar a receita sem as gemas (somente as claras), aconselharíamos acrescentar a substituição dos ovos pela receita de linhaça moída e congelada (ver acima nos comentários para maiores detalhes). Agradeceríamos se pudesse nos contar o resultado!
    Abraços,

  42. Sendo celiaca, estou sempre procurando receitas para tornar mais rica minha alimentacao. Por acaso achei o seu site e devo lhe dizer que... amei.
    Fiz hoje a noite os paezinhos que ficaram crocantes e deliciosos. Obrigado.
    Para minha surpresa, a quantidade de farinha nao e' o suficiente para as 3 xicaras da receita. Reduzi um pouco o leite, que em nada prejudicou o sabor e a consistencia.
    Da proxima vez reduzirei a temperatura do forno, pois os meus ficaram "moreninhos".
    Muito obrigado, espero receber mais novidades.
    Domingo farei o nhoque!
    Parabens pela sua criatividade.

  43. Olá Albertina, muito obrigada pelas mensagens, bom saber que o paozinho ficou gostoso! Com relação às farinhas de arroz: o creme de arroz não é um creme, mas sim uma farinha também. Nos Estados Unidos, seria a 'white rice flour'.
    Grande abraço e boas receitas!

  44. Gostei muito da apresentação da revista ,continuem fornecendo novas receitas, vou testar depois mandos os comentarios .Faltava algo com este formato e informaçoes ,principalmente com os videos.Obrigado.

  45. Parabéns!!!

    Essa receita de nhoque realmente é fantástica, eu fiz minha filha e meu esposo eles adoraram eu eté convidei uma cunhada para jantar conosco, e só após o jantar eu contei para ela que não havia farinha de trigo na massa e ela também amou.

    Muito obrigada.

  46. Oi Thaís, que bom! Nós fizemos a receita algumas vezes e é realmente deliciosa, mesmo para que não tem problemas com o consumo de glúten...
    Grande abraço!

  47. Oi Margarida, obrigada pelo comentário! De fato, sentimos a necessidade de produzir os vídeos, pois como as receitas sem glúten envolvem muitos detalhes (momento e ordem certa dos ingredientes, modo de manipulação, etc), e principalmente o conhecimento das texturas que as massas devem ter, visualizar a receita sendo preparada torna-se importante para que ela tenha mais chances de não dar errado.
    Grande abraço!

  48. Adorei a receita do pão rápido sem glúten...
    Muito obrigada pelas dicas e realmente a goma de xantana é difícil de encontrar, mas encomendei pelo site do sabor alternativo e em dois dias já estava com o pedido!!!

    Abraços!!!

  49. Oi Ana Paula, que boa notícia! Ficamos felizes em saber que o paozinho está fazendo sucesso ;-)
    Abraços,

  50. Gostaria de saber se a goma xantala pode ser substituí por emulsificante usado em culinária. Algumas receitas de pão é utilizado.

    Grata.

  51. Olá Selma,
    Fizemos esta receita de pao sem a goma xantana (só com o emulsificante) e, neste caso específico, o resultado não foi o mesmo. Caso você não esteja encontrando a goma xantana, ela pode ser adquirida via internet, na sabor alternativo (www.saboralternativo.com.br).
    Abraços,

  52. bom dia, referente a receita pao rapido sem glutem, no site sabor alternativo vi que tem uma farinha de quinoa organica que nao contem glutem e gostaria de saber se posso usa-la para fazer o pão, ou se vcs tem uma receita com essa farinha para fazer paes. muito obrigada.

  53. Oi Rosana,
    No caso desta receita de pão sem glúten, acreditamos que, se você substituir a farinha por farinha de quinoa o resultado não será o mesmo. O resultado que apresentamos é fruto de muitos testes, e pequenas variações mesmo nas proporções das farinhas que usamos alteram o resultado. Assim que tivermos uma receita com farinha de quinoa publicaremos aqui.
    Grande abraço,

  54. Boa tarde.Gostaria de saber se pode colocar adoçante de forno para fazer o pão.Meu filho é diabético.
    Obrigado.

  55. Equipe , por favor , existe alguma receita de pao , que um diabetico possa fazer , por causa da farinha e do gluten . Bem o glutem vcs ja resolveram e quanto a farinha ??? Fico no aguardo , as materias sao incriveis , parabens.... Ahhh caso nao seja possivel , esse pao sem gluten vcs teriam a quantidade que um diabetico poderia comer? Obrigada .

  56. Vamos resumir , teria como adaptar essa receita para diabeticos? Vlw ...rsrsrs

  57. Olá Claudia e Fátima,
    Esta é uma receita ótima, porém é necessário segui-la à risca para que funcione. É difícil conseguir uma receita de pão sem glúten que fique realmente boa, porque pequenas variações nas quantidades, ingredientes ou procedimentos, podem fazer com que o pão não cresça, fique duro, fácil de esfarelar, dentre outros problemas. Esta receita é ótima, mas não podemos garantir que funcione se os ingredientes forem substituídos. Por exemplo, se você substituir o açúcar por adoçante pode haver interferência no processo de fermentação do pão. Portanto, o que recomendariamos é que a adaptação para diabético seja feita em relação às quantidades, ou seja, que se consuma apenas a quantidade de carboidratos permitida e recomendada pelo médico responsável pelo tratamento da diabete.
    Abraços,

  58. gostaria de saber se essa mistura qual e a farinha de aarroz.
    obrigada

  59. Fiz o paozinho ficou shou de bola

  60. Que boa notícia Daniela!
    Abraços,

  61. Oi Daniela,
    Voce deve misturar 200g de farinha de arroz (encontra-se em supermercados) com 200g de polvilho doce.
    Abraços

  62. Sobre a goma xantana.... aqui em SP, no Mundo Verde do Itaim tem. Eles receberam apenas 5 unidades pq não sabiam como seria a procura.... em 15 dias acabou !!!!!

    Eles vão trazer mais e caso tenha um Mundo Verde proximo é só pedir para que eles façam pedido junto a SABOR ALTERNATIVO (Croc).

  63. NA MINHA CIDADE Anápolis, - Goiás, fui a lojas especializadas mas ninguém conhecia a Goma Xantana, gostaria saber si existe alguma loja em Goiania que venda esse produto e cual o endereço e de que forma posso substituir caso não enconte

    obrigada

  64. Olá o meu filho é celíaco, já faço muita coisa pra ele,o que eu não consigo e a orelha de gato,se alguem tiver uma receita por favor me passa o meu imail é marcia.porto.2009@hotmail.com, ou receita de pastel que já tenha feito eu agradeço muito.

  65. Ola Charito,
    Voce pode pedir, online, para a Sabor Alternativo: http://www.saboralternativo.com.br
    Abraços,

  66. Equipe Vida Sem Glute e Alergias

    Bom Dia!

    É sobre a goma xantana. No Sabor Alernativo tem. Só que o pedido mínimo é R$30,00.
    Os outros produtos não são interessantes para que possa acrescentar no carrinho junto a goma xantana que custa somente R$ 3,60.
    Já li um pouco na internet, existe um fermento japonês que fermenta a farinha de arroz e o pão fica tão bonito, pelo menos na foto dá água na boca.
    Caso vocês descubram a goma de xantana em outro lugar, não esqueçam de mim. Obrigado
    Eliana

  67. Olá pessoal!

    Além da intolerância ao trigo, a mandioca também está na minha lista negra rsss... portanto, será que posso substituir o polvilho por outra farinha (aveia, creme de arroz, soja, etc...) ???

    Obrigada!!!

  68. Olá Eliane,
    Não tentamos a receita com outra farinha, então não sabemos o resultados final.. No caso da receita do pãozinho, pequenas variações fazem grande diferença. Talvez se você substituir a quantidade de polvilho por farinha de arroz e amido de milho pode dar certo (meio a meio de cada). Se der, nos avise!
    Abraços,

  69. Olá Eliana, pode deixar que se tivermos informações sobre pontos de venda, iremos publicar!
    Abraços,

  70. gostaria de saber o que substitue a xantana usada para fazer pão aqui no sul ainda não encontrei
    ou se puder me enviar um endereço aonde poderia comprar. Gostaria talves mudar um pouco o sabor do pão, aqui encontro pão de aipim de linho e integral oque mais consumo é o de soja mas não muda muito o sabor não.
    Um abraço Celita

  71. Fiz a receita e deu muito certo.
    Encontrei a goma xantana em farmácia de manipulação.

  72. Oi Celita,
    A goma xantana pode ser comprada em farmácias de manipulação, ou pedindo na Sabor Alternativo, eles entregam no RS. O site é http://www.saboralternativo.com.br
    Abraços,

  73. Olá,

    Conheci a revista através da minha nutricionista e estou feliz pelas inúmeras opções que vcs indicam. Fiz o nhoque aqui em casa e ficou ótimo. Leve e saboroso. Ninguém percebeu que não tinha farinha de trigo. Consegui a goma xantana aqui no Rio, na loja Dom Esportes (Visconde de Pirajá, 580/307) e agora vou testar o pãozinho e a torta.

    Parabéns a todos da Revista por nos proporcionar uma vida saudável e mais saborosa.

    Abraços

  74. Boa noite,
    Agradeço pela receita, já fiz o pãozinho diversas vezes e ficou muito bom. Meu sobrinho que os consome disse que o pão redondo da Tia Selma é muito gostoso.
    Agora vou testar outras receitas.

  75. Ola!!
    Eu moro na Florida-USA. Ha uma Whole Food Store aqui perto de casa, possivelmente irei encontrar a goma xantana, mas nao sei qual o nome em ingles.
    Voces podem me ajudar?

    Grata

  76. OLÁ EU NÃO ENTENDI, PORQUE MISTURAR A GOMA XANTANA COM O POLVILHO,E A FARINHA DE ARROZ.. ISSO JA É A FARINHA PRA FAZER O PÃO OU É APENAS UMA MISTURA QUE COLOCA JUNTO COM A FAFINHA E OUTROS INGREDIENTES PRA SE FAZER O PÃO..TEM A FARINHA DA SEM GLUTEM E SEM LACTOSE DA MARCA AMINA ESSA TAMBÉM PRECISA DA GOMA XANTANA ....ME RESPONDA POR FAVOR ESTOU MEIO PERDIDA A MINHA FILHA Q TEM INTOLERANCIA ,,OBRUGADA

  77. Olá Ilda, você primeiro prepara a farinha sem glúten (farinha de arroz + polvilho + xantana). Depois, usa ela (a farinha que voce preparou) na receita. Não há necessidade de comprar farinha já preparada.
    Grande abraço,

  78. Oi Valeria,
    Nos Estados Unidos a goma xantana é vendida como xanthum gum.
    Abraços,

  79. Que bom saber Selma!! Ficamos felizes que ele está gostando do paozinho!
    Abraços,

  80. Muito obrigada pela mensagem Ercilaide! Que bom que o paozinho fez sucesso !!
    Abraços,

  81. Olá, aqui é a Vitória de 12 anos,

    Minha mãe fez este pãozinho, e também fez a pizza sem glúten e sem lactose, é uma delíciiiiiiiiiiiiiaaaaa! Eu até achei melhor do que a massa de pizza normal, pois é mais crocante! Mutíssísssimo obrigada! Beijos!

  82. Olá pessoal!
    A receita do pãozinho não deu certo! Eles não cresceram nada... Ficaram do tamanho de pão de queijo.

    :-( ((

  83. Boa tarde
    Sou celiaca, e nao consigo fazer um pao para comer de manha, substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz nao deu certo. Vou passar a receita com a farinha trigo tem como vcs fazer a transformaçao para mim com a farinha sem gluten?
    receita normal e assim:
    Pao de minuto
    2 colheres de fermento de padaria
    2 copos (americano) de leite morno
    2 ovos
    2 colheres (sopa) margarina
    2 colheres (sopa de banha ou oleo
    11 colheres (sopa) açúcar cristal
    mais ou menos 1kg de farinha de trigo

    Dissolve primeiro o fermento com leite morno, 2 colheres de açúcar, 2 colheres de farinha, deixe ate fazer bolhas, depois acrscente o restante dos ingredientes e solve bem, deixe a massa descansar enqto untas as formas com margarina, faças as bolinhas e deixe cresce. Tire um bolinha e poe num copo de agua quando subir e so assar.

    esta receita na farinha normal fica uma delicia mais nao consigo acerta com a farinha de arroz. Sabe qual a quantidade que tenho de substituir e o que?
    Aguardo uma resposta
    Obrigada
    Eny

  84. Por favor ,quero essa receita sem margarina e sem clara de ovo .Por favor , meu filho clama por um pãozinho. Obrigada .kk

  85. OLA, ESTOU DESESPERADA, PORQUE TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E OITO MESES, QUE E ALERGICA, PRECISO DE RECEITAS SEM ACUCAR, FRUTAS,CORANTES, OVO,FARINHA DE TRIGO, AMIDO DE MILHO.POIS A MESMA ESTA COM INTOLERANCIA AO GLUTEM, LACTOSE,FRUTOSE,AO OVO E MILHO.DESDE JA AGRADECO SE CONSEGUIREM ALGO PARA QUE ELA POSSA COMER NOS INTERVALOS,POIS ME PEDE A TODO TEMPO, BOLO, BISCOITO,PAO ETC.

  86. vc teria uma receita para maqina de pâo? posso fazer esta receita daqui mesmo porem na mãquina?

  87. Olá, Sirley

    Se você quiser posso te passar por e-mail algumas receitas. Certamente é muito difícil lidar com tanta restrição, mas procure manter a calma e a fé em Deus, com jeitinho e amor de mãe tudo há de dar certo!
    Quando descobri que minha filha é celíaca (ela tinha 3 anos) pensei que o mundo ia acabar e assim como você fiquei desesperada pensando em como fazer para que ela pudesse ter uma vida normal. Agora ela está com 5 anos (completa 6 em junho) e está se desenvolvendo normalmente. Creio que o apoio da família (você, seu marido e demais filhos, caso os tenha) é decisivo neste caso, pois o empenho de todos é necessário para a manutenção da dieta e conseqüente saúde da sua filhinha.
    Lá em casa não entra nada que a minha filha não possa comer. Se alguém estiver com desejo, que coma lá fora! Não posso correr o risco, entede. Ela sofre com isso...
    Bom, mas se você quiser posso te dar umas dicas e ajudar a encontrar algumas receitas que sua filha vai poder comer.
    Me mande seu endereço de e-mail, ok?
    Um abraço.

  88. Olá,
    as receitas são ótimas, só que eu gostaria também se comprar pães e biscoitos prontos sem gluten e sem lactose, só que moro no interior do Espírito Santo e não consigo descobrir nenhuma loja aqui no estado, de preferência na capital Vitória que venda estes produtos. Neste site tem propaganda de uma loja ótima, só que em BH. Eu também sofro muito com as alergias da mimha filha que tem 5 anos. O mais duro é quando ela vai pra escolinha, na hora do lanche, o dela é diferente de todos. Eu acho que toda mãe sofre... Se alguem pude me indicar alguma loja pelo menos ho estado do Espirito Santo, eu agraadeço muito.
    Beijos... e muito obrigada!
    Rose.

  89. SENSACIONAL!

    Essa foi a melhor receita de pão sem glúten que já experimentei!
    Fiz uma variação na receita que deu um gostinho especial. No lugar do leite, usei leite de coco. Ficou uma delícia.

    Muito obrigada!

  90. Olá
    Sempre tenho dúvidas nas receitas com relação a farinha de arroz.
    Vocês se referem ao creme de arroz, aqueles de caixinha tipo"Ferla" ou a farinha de arroz Tipo "Urbano".
    Aguardo retorno
    Adoro receber as novidades
    Grande abraço e obrigada

  91. Olá. Gostaria de saber se Vcs realizam receitas? Vcs tem como saber quando os produtos são trangenicos? Por ex: usava arroizina, mas agora ela esta vindo com aviso de trangencio. Quando o produto é transgenico sinto alergia. Gostaria de poder ter a certeza que não é trangencio. Como poderia saber? Tenho doença ciliaca e intolerancias alergicas.

    Atenciosamente
    Rosely
    Gosto muito de fazer suas receitas, pois tenho facilidade em realiza-las, são muito boas.
    Obrigada desde já por tudo.

  92. Ola, estou descobrindo receitas sem glutem e fiquei muito interessada no paozinho.
    Posso usar a farinha pronta sem glutem? Sera que ainda preciso usar xantana? Aguardo resposta .
    desde já obrigada
    amei as receitas.
    Sarah

  93. Olá

    Fiquei procurando nos comentários e não encontrei a minha dúvida, então resolvi perguntar.
    É um pouco bobo de minha parte, mas preciso confirmar...
    O "fermento em pó", como é chamado na receita, trata-se mesmo do fermento QUÍMICO?
    Pergunto pois, ate hoje, todos os pãezinhos que testei com fermento químico (vulgo Royal) saíram com um gosto não muito bom, mais parecidos com bolinhos.
    Vocês referem-se ao químico ou ao biológico?

    Obrigada! :)

  94. Ah, só agora vi o vídeo e ali é dito "fermento Royal".
    Curioso isso, irei testar hoje mesmo. :)
    Fiz Gastronomia e sempre aprendi (e notei) que a consistência de um pão com fermento químico é totalmente diferente da do fermento biológico, logo, na maioria das vezes, fermento químico serve para bolos em geral.
    Em Alta Gastronomia raramente são pensadas receitas para celíacos.
    Irei fazer hoje e depois volto a comentar.
    Abraço e obrigada por testar a receita e disponibilizá-la a todos!

  95. Gostaria de saber qual é o produto que posso usar p/ substituir o cmc, cremor de tártaro, glicerina comestível e agar agar. Pois faço muito uso destes igredientes porém, as vzs faltam na cidade.
    Aguardo Resposta

    Railda

  96. Descobri que tenho doença celíaca há aproximadamente 3 meses. Estou ainda me adaptando as mudanças alimentares. Estou sentindo muito a falta de um pão que seja "fofinho" e não apenas congelado e que tenha que virar torrada como os que tenho comprado em lojas especializadas. Por esta razão, fiquei muito feliz ao encontrar neste site receitas que possas diversificar o meu cardápio que já está extremamente restrito.
    Pretendo fazer as receitas de pães que vocês ofereceram, mas tenho uma dúvida. Gostaria de saber se as receitas de pães podem ser feitas nas "máquinas de pães" que são vendidas hoje no mercado?
    Aguardo resposta.
    Obrigada

  97. Olá, como armazenar esses paezinhos para que dure pelo menos uma semana fresquinho? Pois vou fazer essa receita no final de semana para que eu possa comer um pãozinho durante a semana no café da manhã.

  98. A principio, não sou intolerante ao gluten ou a lactose, porém experimentei um pão feito com farinha de arroz e também fécula de mandioca e me senti muito bem, por isso disse antes a principio. Bem vamos a dúvida, achei muito interessante sua receita da farinha para fazer pães e também o sua receita de pão porém não gostaria de utilizar a margarina (ninguém em minha casa consome este produto - lixo) e também utilizamos apenas fermento biológico. Gostaria de saber se é possível fazer estas modificações, ou seja, usar manteiga e também fermento biológico e se a resposta for positiva, como deveria ser esta troca em termos de quantidade para a receita do pãozinho rápido sem gluten?
    Obrigado pela resposta.

  99. por favor gostaria de saber como fazer pães integrais brioche sem gluten

  100. boa tarde gostaria de receber receitas sem leite,farinha de trigo e ovos pois tenho intolerancia a esses produtos gostaria de estar fazendo pao
    obrigada luciane

  101. amei tudo que li e vi, pois precisamos mesmo aprender coisas diferente tenho filho de uma amiga que não pode toar nada ou comer coisas ki tenham lactose obrigada por essas receitas maravilhosas .
    beijos lourdes araujo

  102. Oi!! Achei super legal o site, gostaria de adquirir o livro com as receitas. A de nhoque e da pizza estariam nele? Como eu consigo? Um grande abraço !

  103. Olá eu poderia substituir a farinha de arroz, por farinha de arroz integral? Eu já tenho misturada uma boa quantidade de farinha de arroz integral com polvilho doce, como faço, eu posso separar 400g dessa mistura à goma xantana? Daria no mesmo? Pois, assim eu poderia aproveitar essa farinha preparada que já tenho em casa! A proporção que eu usei foi 1kg de farinha de arroz integral com 1/2kg de polvilho doce! Obrigada!

  104. Ficou ótimo
    Fiz assim: Como a receita é mole e quando coloca na forma ele começa a espalhar, coloquei dentro de forminhas untadas e enfarinhadas. Para cada forminha de bombocado nº 2, eu coloquei 1 colher de sopa de massa.
    Aí sim funcionou perfeitamente. Ficou fofinho e pude congelar. Para descongelar, é só colocar em microondas por 30 segundos e fica perfeito.
    Se vc não tem forminhas de metal, ao invéz de colocar o fermento químico (royal), coloque 1envelopinho de fermento biológico seco (flashman). Mas a massa vai ficar diferente. Vai dar pra fazer as bolinhas bem firmes e o pão nao vai ficar taaaaaaaao macio. Mas vai continuar gostoso. Já fiz dessas duas formas e fica divino! Nas duas formas vc pode congelar e aquecer no microondas por 30 segundos. Das duas formas dá pra rechear com recheio seco (tipo presunto), mas tem que colocar pouquinho, tá?

    Bjão.

  105. Outra coisa, eu não tinha goma xantana, aí coloquei cmc com dobro da quantidade solicitada de goma xantana. Funcionou!
    E a vantagem é que vc pode comprar CMC em qualquer loja que venda espessantes, como lojas que vendem produtos para quem faz bolos de festa ou nas casas pedro.

    A goma guar vc pode mandar manipular em farmacias de manipulação. É só vc falar que é para uso culinário e vc quer o pó purinho, sem misturas. Não sai tão barato assim, mas vale a pena porque dura pra caramba.
    40 gr de cmc saiu por 4 reais.
    100gr de goma guar saiu por 21 reais.
    Bjú.

  106. Olás!

    Para quem busca um suctituto para os ovos, li recentemente que o 'gel' formado pela chia triturada quando descansada em água morna (assim como com a linhaça triturada) substitui bem os ovos em receitas de bolo e pães. De qq modo, ainda não fiz o teste.

    Abraços.

  107. Posso substituir a farinha de arroz por outra farinha?

  108. Oi Viviane.
    Olha, receita sem glúten é um caso séeeeeerio. Substituir a farinha de arroz é um risco. Em bons supermercados vc encontra o quilo de farinha de arroz da marca urbano com preço bom. Ela é a marca que eu sempre uso. Uso para tudo.
    Bjs.

  109. Por favor...onde posso encontrar aqui em São Paulo, capital, a goma xantana. Não encontro em lugar nenhum, nem em casas de produtos naturais. É so pelo SAbor Alternativo? que comprar em loja. obrigada!

  110. Gostaria de saber se é possível substituir a margarina das receitas, ou a margarina pode ser bem tolerada para quem necessita de uma dieta restrita de gluten e lactose.

  111. Excelente receita! Já fiz duas vezes (sempre com leite de soja), e ficou espetacular! Substituí a goma xantana (que não encontro aqui no Uruguai) por goma guar na proporção 1:1 e dá super certinho.

    Congelei em saquinhos tipo Ziploc e tiro só o necessário por dia. Dura bastante!

    Muito obrigada! :)

  112. Eu fiz e ficou sensacional, meu filho adorou.Estou tentando fazer uma forma para dar um formato melhor, mais parecido com um pão francês, mais ficou muito bom.
    Obrigada pela dica

  113. Gostaria de saber a receita da baguete Sem Glútem e sem Láctose Obrigada Márcia

  114. amei a receita do pão de queijo,obrigada por voceis existirem,p/ termos uma condição de vida alimentar melhor.

  115. Ola.... ao inves de usar a goma de Xantana para fazer pao coloco super liga neutra de sorvete.
    Gostaria de saber se posso continuar a usar.
    bjsssssssss

  116. Olá ,minha filha de seis aninhos,é alérgica a glúten e lactose.
    Faço tudo que precisa de farinha de trigo com a seguinte receita:
    2 xícaras de creme de arroz ( uma caixinha);
    1 xícara de polvilho doce;
    1 xícara de fécula de batata.
    Misture bem estes três ingredientes,sacuda em um pote bem fechado;e, pronto,aí esta sua farinha de trigo SEM glúten.
    Agora preciso de algo para resolver a alergia ao lactose e a soja,alguém me ajuda?????
    Aquele abraçõ!!!

  117. Já vi receitas com gelatina incolor, ela substitui a goma?

  118. olá! por favor,poderia utilizar no lugar da goma xantana o cmc na mesma quantidade nesta receita de pão?
    obrigada!

  119. gostaria de saber de posso encontrar um representante em goiania goias

  120. gostaria de saber se posso encontrar um representante da goma xantana em goiania goias

  121. Olá! Fiz o pão substituindo o leite comum por leite de coco e deu certo, adorei, porém gostaria de saber se é possível congelar.
    Obrigada e parabéns pela iniciativa.

  122. Oi Vânia Monteiro, boa noite :)

    Eu sempre faço este pãozinho. Congelo numa boa. E pra descongelar, 30 segundinhos no microondas: primeiro 15 segundos, aí viro de cabeça pra baixo e coloco mais 15 segundos. O tempo é perfeito, porque fica quentinho sem deixar o pão duro. :)

  123. Olá, tenhoa lergia láetex fruta, c reaçaõ cruzada a diversos alimentos.Me aliemnto atualemnte apenas de arroz, carne de gado sema ditivs e pão francês feito em casa sendo que como não consigo ficar sem corticóide ja nem sei se o pão tb terei d tirar, pois é difícil identificar exatamente o q me mantém as crises já q além da aliemntaçaõ os aftores ambientais q me cuasma alergia sõa muitos(reparem q td a sua volta tem látex). Sugestão p substituição do ovo é o uso da CHIA, semente rica em omega 3 q deixada de molho na água forma um gel. 1 colher de sobremea de CHIA em cerca de 2 colheres de sopa de água por 20min forma 1 gel que dáum ótima liga em massas, hamburguers...abç!

  124. goma xantana pode ser substituído por CMC?? fiz e os pães não cresceram... Ficaram achatados!

  125. Olá
    Descobri que sou Celíaca a pouco tempo tbm.
    Adorei o site

  126. OLÁ,
    NO CASO DE NÃO TER A GOMA XANTANA, QUAL A QUANTIDADE DE CMC POSSO USAR NA RECEITA DO PÃOZINHO RÁPIDO ?

  127. Por favor qual e o fermento do pãozinho ?
    Obrigada,

  128. Olá, fui assinar a revista virtual de vocês mas ocorreu um problema. Estou avisando para vocês verificarem o que está ocorrendo. Obrigada

  129. Olá!
    Onde encontro a farinha sem glúten?
    Obrigada!

  130. Amei, mesmo nao tendo acertado o ponto. Fiz com óleo no lugar da manteiga e CMC no lugar da goma. A consistência da massa ficou mais mole do q a do vídeo pq nao fui precisa nas medidas e depois q assou ficou mais crocante e seco por fora, mas acho q isso por causa do meu forno q a temperatura é desregulada. Fora as minhas travessuras, é facílimo de fazer além de rápido e gostoso.

  131. ola, gostaria de saber se pode fazer o paozinho sem goma xantana ou goma guar, minha mae nao pode usar,muitos produtos e nao sei da composicao prefiro nao usar, e´possivel fazer sem ,ou tem algum espessante natural que possa substituir?

    aguardo

    Carolina

  132. O fermento é químico ou biológico?

  133. AMEI a receita!!!!
    Obrigada por compartilhar!!!

    Rejane Reis

  134. Gente,
    Essa receita é show....
    Vou fazer na máquina de pão.... será que posso tirar o ovo?
    Geralmente na máquina eu não uso ovo, apenas água, açúcar, sal, margarina, farinha e fermento de pão.
    Alguma sugestão?
    Att,
    Fabiana

  135. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber qnt paezinhos rende em média?...e se poso congelar, qual seria o procedimento..?aguardo..bjoss

  136. OLá! Gostaria de saber se posso substituir a goma xantana por cmc na mesma proporção.
    Abraços
    Valéria

  137. Outra dúvida, o fermento é químico ou biológico?
    Abraços
    Valéria

  138. Oi pessoal, vocês estão de parabéns, Amei a receita, ja fiz duas vezes aqui em casa e todo mundo adorou!! Até meu marido e filha que não são celíacos. Abraço Patrícia.

  139. O fermento é o quimico ou biologico ?

  140. eu ja tenho a farinha sem glúten, preciso colocar a goma xantana?

  141. O fermento utilizado na receita é o químico (a locutora do vídeo fala em fermento Royal) e para quem está com dificuldades em encontrar a goma xantana aqui em Salvador (que eu já vinha procurando há algum tempo, sem encontrar) eu comprei esta semana na loja Mundo Verde (100 g custou R$12,10), mas cuidado que lá também tem a goma guar + xantana e a mesma quantidade custa mais de 20 reais.

  142. A-DO-REI o pãozinho! Fiz hoje, é muito gostoso, meu marido adorou também! Textura crocante por fora e macio por dentro (não fica com miolo com aquele aspecto de pão de queijo, borrachudo). Aprovadíssimo!!!

  143. Faço os pãezinhos sempre, pois meu marido adotou uma dieta sem glúten e estou fazendo junto, em solidariedade à ele. Eu costumo dividir a massa em dois pedaços, em um dos lados eu acrescento especiarias (canela, orégano, tomilho) e o outro eu deixo natural. Pincelo com gema de ovo e coloco cebola frita ou queijo ralado. Fica ótimo!!!

  144. Farinha sem gluten? Mas farinha de que tipo?

  145. Fiz essa receita com algumas mudanças.
    No lugar do leite pus água, troquei a manteiga por óleo de coco e acrescentei uma pitada de sal.
    Ficou realmente excelente. Muito muito bom!
    O único problema é que não dá vontade de parar de comer.. kkkkkk
    Um grande abraço!

  146. esse pão me parece ser doce, como faço pra obter um pãozinho salgado. obrigada.

Menções

  1. Teste | Pãozinho Rápido
  2. Pãozinho Rápido - Sem Glúten | Sem Lactose

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)