Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Pãozinho Rápido sem Glúten!

Receita de Pao sem GlutenEsta é uma receita de pãozinho sem glúten, muito rápida de fazer, e o pãozinho fica ótimo: macio, aerado, úmido e não quebra. E a casca fica crocante quando sai do forno... ! (faça o teste: dê o pãozinho para um não celíaco experimentar sem dizer que não contém glúten, ele irá se surpreender com um resultado tão bom). Se preferir, assista o vídeo no final da receita (é importante assisti-lo para verificar visualmente a consistência que a massa deve ter).

Por Vera Irene Paim


Farinha sem glúten

  • 200grs. de farinha de arroz
  • 200grs. de polvilho doce
  • 2 colheres (de chá cheias) de Goma Xantana* (Pode ser usada goma guar + xantana, clique aqui para comprá-la)

Misturar tudo muito bem**. Guardar num recipiente de plástico ou de vidro bem fechado

Pãozinho Rápido sem Glúten

  • 3 xícaras (de chá) de farinha sem glúten (cada xícara tem 130 gramas, portanto total = 390 gramas)
  • 3 colheres (de sopa cheias) de açúcar
  • 4 colheres (de sopa***) de margarina sem sal
  • 2 colheres (de sopa cheias) de fermento em pó
  • 2 ovos médios
  • 1 xícara de leite (200 ml)

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes em uma tigela, mexendo com uma colher. Quando estiver bem misturado, fazer os pãezinhos untando a palma da mão com margarina. Colocar em assadeira levemente untada e pincelar com gema de ovo. Aquecer o forno em temperatura máxima por 10 ou 15 minutos. Enquanto o forno está sendo aquecido, deixe os pãezinhos descansando. Passado esse tempo leve-os ao forno.

Como assar

Deixe por 05 minutos em forno máximo, abaixe para 200 graus e deixe 10 minutos nessa temperatura. Depois abaixe novamente o forno para 180 graus e deixe assar os pães por mais 10 minutos. Desligue. Retire do forno. Sirva quente ou frio com manteiga, requeijão, geléia, mel, etc...

Dicas importantes

  • * A Goma Xantana é encontrada em lojas de produtos naturais. (ela é muito usada como espessante, e para os que não a encontrarem em suas cidades, a loja SABOR ALTERNATIVO vende uma mistura de goma guar e goma xantana que pode ser usada para fazer os pãezinhos (a quantidade é a mesma que na receita), e faz entregas para todo o Brasil, clique aqui para comprar).
  • ** Como misturar os ingredientes da farinha sem glúten: Primeiramente misture bem com uma colher, depois coloque no recipiente onde guardará a mistura. Feche-o muito bem e agite-o bastante. Deixe uns minutinhos sem abrir para assentar e estará pronto para uso.
  • *** As colheres de sopa de margarina não devem ser rasas, tampouco cheias demais. O peso está entre 25 e 30grs no máximo.
  • Bom Proveito!

--

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 (www.vidasemglutenealergias.com)

Vídeo (Clique para Iniciar)

(dica: se você deixar carregar o vídeo (linha vermelha) primeiro, e depois apertar o botão de play fica mais agradável para assistir)

pao sem gluten

Related Posts with Thumbnails
.

157 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Meu pai esta com acido úrico e insiste em tratarse com Tremoso (lupinus albus) mas não consigo achar em Porto Alegre.
    Poderiam me ajudar?
    Obrigado

  2. Boa noite,

    Gostaria de saber se posso trocar a farinha de arroz por farinha de arroz flocada( que encontramos em qualquer supermecado) batida no liquidificador?

    GRATA Márcia

  3. OI,
    poderia substituir o assucar por adoçante?
    Grata

  4. Bom dia!

    Tenho alergia ao leite e ao ovo, o que possa usar para substitui-los?

    Grata,

  5. Olá Vera e Bom Dia!
    Visitando seu site deparei com a receita do "pãozinho rápido sem glutem" e resolvi fazê-lo. porém fiz so a metade da receita porque fiquei com receio de não dar certo, assisti até o vídeo para ter certeza da textura da massa. e qual foi a minha surpresa que além de dar certo ficou MARAVILHOSOOOO! Até hoje não fiz nenhum pão sem glutem que desse tão certo. Quero te dar os PARABÉNS com todo louvor e dizer muito obrigada em compartilhar essa delícia com todos. Eu tirei até foto para te enviar porém não tem nenhum indicativo no blog que permita isso, mas confesso que estou muito feliz e mais uma vez Parabéns, e que Deus te abençõe grandemente. e um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de 2015 cheio de saúde, e a PAZ de DEUS para toda a sua família. Léria.

Menções

  1. Teste | Pãozinho Rápido
  2. Pãozinho Rápido - Sem Glúten | Sem Lactose

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)