Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Pudim da Tapioca (sem Glúten)

Pudim de Tapioca sem GlutenEste pudim já se consagrou em reuniões, lanches e festas ...  Super fácil e rápido de fazer, e um sucesso entre todos, mesmo entre aqueles que consomem glúten. Quando feito, não dura mais que um dia! (não deixe de conferir também o vídeo no final desta receita)

Por Vera Irene Paim

Ingredientes

3 xícara (de chá) de água

3/4 xícara. (de chá) de açúcar

1 xícara (de chá) de tapioca

1 vidro de leite de côco

1 pacote de flocos de côco ralado

1 xícara (de chá) de leite

Leite condensado a gosto

Modo de Fazer

Despejar todos os ingredientes em uma panela. A tapioca deve ser colocada depois da água e do açúcar. Em relação ao côco ralado, o ideal é usar metade da quantidade para o pudim e a outra metade para decoração (ver abaixo).

Levar ao fogo alto e mexer até engrossar. Quando começar a engrossar, abaixar o fogo e continuar mexendo entre 2 e 3 minutos.

Desligar e despejar em forma de buraco molhada com água antes de colocar o pudim.

Quando frio, desenformar e espalhar côco ralado fresco ou em pacote (se for côco em pacote, hidratar o côco antes de decorar o pudim)

Para finalizar despeje leite condensado por cima (a quantidade de leite condensado fica a gosto de cada pessoa)

--

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 (www.vidasemglutenealergias.com)

Vídeo (Clique para Iniciar)

Related Posts with Thumbnails
.

19 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Oi eu sou celiáca,mas minha filha tem intolerancia ao leite,posso usar leite e leite condensado de soja no lugar do leite comum? Nessa receita que parece ser maravilhosa?bju

  2. Olá Maria Aparecida,
    Não testamos a receita com leite de soja e leite condensado de soja, mas acreditamos que não há problema substituir. Se você testar e tiver um bom resultado, fique a vontade para nos contar aqui!
    Abraços,

  3. Soy uruguaya, y vivo en Uruguay, como puedo remplazar la harina de yuca dulce que en nuestro pais no hay?
    Puedo usar solo goma guar, en lugar de goma xanta que aqui no hay?
    Gracias

  4. Hola Susana, gracias por escribirnos. Lamentablemente no es posible, en esta receta específica, reemplazar la 'tapioca', pues esta es una receta muy típica de aqui. Pero publicaremos pronto otras recetas con ingredientes que existen en Uruguay. Respecto a la goma guar, de hecho hicimos algunas recetas con una mezcla de goma guar y goma xanta, y los resultados fueron muy buenos. Saludos,

  5. A tapiocaa é polvilho doce?

  6. Ola Erica,
    Tanto a tapioca como o polvilho doce provém da mandioca. No entanto, a tapioca a que nos referimos aqui é um produto granulado obtido através da transformação parcial da fécula de mandioca (ou seja, do polvilho doce) em goma. Também é conhecida em alguns lugares como tapioca pérola, por ter a aparência de pequenas bolinhas homogêneas. Com relação à receita não usamos polvilho doce diretamente, portanto não sabemos qual seria o resultado.
    Abraços,

  7. fiz a receita e foi um sucesso em casa,gostaria que colocassem mais receitas feitas com tapioca e sagu
    obrigada

  8. Olá!!!
    Meu noivo é celiaco e tenho muita dificuldade em fazer as coisas pra ele comer, todas as receitas que tenho não ficão boa, gostaria de saber se vcs tem algum livro ou revista com receitas sem glutem para que eu possa fazer pra ele.
    Muito obrigada
    Ariane

  9. Oi Ariane,
    Sim, as receitas que temos são desenvolvidas para celíacos (não contém glúten e a maioria não contém leite também). Todas estão em nossa seção Receitas (ver no menu acima), são gratuitas, e a maioria tem um vídeo após a receita sobre como prepara-las.
    Abraços,

  10. e com tapioca cozida e amassada ou tapioca industrializada ,obrigada

  11. Oi Carla, a tapioca é a de saquinho (industrializada).
    Grande abraço,

  12. Gostaria de ter acesso à revista virtual. Como proceder?
    Abraços, Jorá.

  13. Neste Domingo vi uma reportagem no Globo Rural sobre Araruta, um senhor que distribui a farinha
    e disseram que era sem Gluten... fiquei com esta reportagem na cabeça e agora me veio para procurar sobre doença Celíaca (há uns 6 anos atrás uma amiga que tem a doença me deu algumas informações, mas nem liguei, não entendi porque eu não era...) Mas a dois anos emagreci demais, estou super magra, e como um monte de massas e pães para engordar e não tem jeito... Agora acho que entendi, posso ter este problema, vou fazer estes exames... talvez vire fã do site... É uma benção pessoas que tem esta iniciativa, auxilia muitos que tem o mesmo problema... Parabéns!! Nossa Senhora ilumine e Deus continue abençoando, e agradeço à Ele por me conduzir... veja como são as coisas...

  14. Olha nos estivemos procurando por esta receita, so uma curiosidade e a mesma que vendem na Praca da Republica em Sao Paulo?

  15. ficou uma delicia tao gostoso que nem o cachorro vira lata do joao comeu e olha que o joao e alcoolatra

  16. Ola,goma de tapioca seca pode ser usada no pudim de tapioca?
    obrigada

  17. fiz o pudim mas achei que ficou sem doce a massa. Será que posso por leite condensado para cozinhar junto para ficar um pouco mais doce?

  18. Fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade sobre intolerância alimentar, me deparei com essa matéria extraordinária sobre alergia a carne vermelha.
    Vocês tem mais alguma pesquisa sobre carnes brancas?
    Sou estudante de gastronomia e essas matérias são muito importantes para pesquisas.
    Obrigado.
    Lia

  19. Olá! Gostaria de saber se a tapioca utilizada é a que se parece com sagu (bolinhas brancas e secas) ou se posso utilizar a goma de mandioca ou tapioca industrializada pronta (que se parece com uma farinha grossa umedecida)?

    Grata.

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)