Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Quinoa, um alimento rico, saudável e gostoso

QuinoaUtilizada por nutricionistas, celíacos, diabéticos, esportistas, vegetarianos e chefs de cozinha, e cada vez mais pela população em geral, a Quinoa é considerada um dos grãos mais completos em termos nutricionais. Nesta matéria, desvendamos alguns dos mistérios deste grão que vem ganhando popularidade crescente.

.

.

- Por Caroline Medeiros de Araújo

Conhecida também como “grão de ouro”, “trigo dos Incas” e “grão-mãe”, a Quinoa já era cultivada na América do Sul há cerca de 8 mil anos atrás pelos antigos povos da região, mas foi em grande parte ignorada e substituída pelos colonizadores europeus que se instalaram nas regiões em que este grão estava presente. Sendo um grão bastante resistente à condições climáticas diversas, a Quinoa é atualmente cultivada do nordeste do Equador ao sul da Bolívia a 3.500 metros de altitude. Em algumas regiões, como nas proximidades das salinas de Garci Mendoza, é o único produto agrícola resistente às duras condições de clima e solo, como baixas temperaturas, solo alcalino e pouca água.

Tudo indica que o interesse atual pelo grão aumentou muito quando foram divulgados estudos sobre o cultivo da quinoa em naves espaciais, e ao fato de a NASA ter incluído a Quinoa na dieta dos astronautas. No Brasil, a Quinoa disponível é importada, na maior parte, da Bolívia. No entanto, há 19 anos a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - vem estudando variações deste grão que tornem possível o cultivo no Brasil. Os primeiros resultados positivos ocorreram no cerrado brasileiro em 1998, com a primeira colheita comercial tendo ocorrido em 2004. A Quinoa brasileira ainda não é amplamente distribuída, mas mesmo assim é possível encontrar a variedade importada em alguns supermercados e várias lojas de produtos naturais .

Nos dias de hoje, a vida agitada das cidades exige soluções rápidas e práticas de alimentação. Neste sentido, o que dizer de um grão que é cozido em 12 minutos, é apropriado para pratos doces e salgados, é rico em nutrientes e serve tanto como refeição principal e acompanhamento?

A Quinoa é rica em proteínas (até 23%, dependendo da variação), sendo uma ótima alternativa a carne, leite e ovos para os veganos (vegetarianos que não consomem nenhum produto de origem animal). O cereal contém mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, é indicado para crianças em fase de crescimento, adolescentes e também para idosos, já que alguns estudos indicam que a lisina pode auxiliar no aumento da absorção de cálcio pelo intestino delgado e, desta forma, prevenir e tratar a osteoporose (condição caracterizada por uma baixa densidade mineral dos ossos, facilitando a ocorrência de fraturas). Além disso, a Quinoa é também fonte de cálcio e outros minerais como o manganês, o magnésio, o ferro e o fósforo, os quais desempenham funções vitais para o bom funcionamento do sistema nervoso, fortificação de dentes e ossos, controle da contração muscular e transporte de oxigênio – o que a torna também ideal para atletas.

As sementes também contém grande quantidade de vitaminas (como a vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E), as quais auxiliam na regulação do metabolismo, crescimento, memória, imunidade, reduzindo também o efeito dos radicais livres. Além disso, ainda possui ômega 3 e 6, que podem ajudar na prevenção de doenças do coração e auxiliar a memória e concentração. E a boa notícia: NÃO CONTEM GLÚTEN! A Quinoa também é apropriada para diabéticos por seu baixo índice glicêmico. E para pessoas com prisão de ventre, já que é riquíssima em fibras. Além disso, já foi utilizada para combater a desnutrição infantil no Chile e no Equador.

Versatilidade no Preparo

Um outro fato interessante é que a Quinoa serve de alimento em suas várias formas. As folhas podem ser preparadas como as do espinafre e os botões das flores podem ser consumidos como brócolis. Outras formas de consumir a Quinoa é na forma de flocos - para adicionar ao iogurte e misturar com frutas - e como farinha para mingau, pães, pudins, panquecas, biscoitos e bebidas. Alguns comerciantes norte-americanos vendem uma “polenta” de Quinoa, porém esta ainda não está disponível no Brasil. Face a esta ampla gama de possibilidades, alguns restaurantes já estão inclusive incorporando o grão em seus cardápios, como é o caso do restaurante Quattrino, um pioneiro em São Paulo. (http://www.vidasemglutenealergias.com/sao-paulo-sem-gluten/).

Referências Bibliográficas

  • CASTRO, L. I. A. ; REAL, C. M. V. ; PIRES, I. S. C. ; PIRES, C. V. ; PINTO, N. A. V. D. ; MIRANDA, L. S. ; ROSA, B. C. ; DIAS, P. A. . Quinoa (Chenopodium quinoa Willd): digestibilidade in vitro, desenvolvimento e análise sensorial de preparações destinadas a pacientes celíacos. Alimentos e Nutrição (UNESP), v. 18, p. 413-419, 2007
  • Anderson JW. Whole grains and coronary heart disease: the whole kernel of truth. Am J Clin Nutr. 80(6):1. 459-60.
  • Johnson, D.L. and S.M. Ward. 1993. Quinoa. p. 219-221. In: J. Janick and J.E. Simon (eds.), New crops. Wiley, New York.
  • Schlick, G. and D.L. Bubenhei. 1996. Quinoa: Candidate crop for NASA's Controlled Ecological Life Support Systems. p. 632-640. In: J. Janick (ed.), Progress in new crops. ASHS Press, Arlington, VA
  • Wood, Rebecca. The Whole Foods Encyclopedia. New York, NY: Prentice-Hall Press; 1988
  • http://www.Quinuareal.com.br/
  • WHOLE HEALTH. Quinoa, 2000. Disponível em: http://www.wholehealthmd.com Acesso em:30/09/2009

--

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2009 (www.vidasemglutenealergias.com)

Related Posts with Thumbnails
.

16 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Nossa, mais uma vez Parabéns pela matéria! Eu sabia que a Quinoa era um alimento super rico, mas não sabia de tantos detalhes quanto a sua composição nutricional.
    Uma dica aos leitores que não conhecem a Quinoa: Experimentem, vale muito à pena! Além de ser um alimento super completo, como a revista já mostrou, é uma delícia. Geralmente consumo em forma de biscoito, que está à venda numa casa de produtos naturais próximo a minha casa. é muito saboroso, e não contém glúten nem lactose.
    Um abraço, Priscila.

  2. Obrigada Priscila!
    E se tiverem receitas com Quinoa que gostem, não deixem de postar que publicamos.
    Atenciosamente,
    Cynthia

  3. Uso a Quinoa num leite de cerais que faço para minha filha de 1 ano. Ela apresentava sintomas de alergia ao leite e a pediatra me recomendou para uma nutricionista, que me passou a receita de leite de cereias com quinoa. Minha filha melhorou da alergia e além disso adora o leite! Eu recomendo para todos com alergia o leite. Como é um produto mais difícil de encontrar, acabo usando só para o leite dela, mas estou com muita vontade de usar também.
    Segue a receita do leite de cerais:
    1/2 xícara de arroz integral + 1/4 xícara de quinoa + 1/4 xícara de semente de gergelim + 6 ou 8 xícaras de água. Cozinhar tudo em panela de pressão, fogo baixo, durante 40 minutos. Depois é só coar. Eu costumo bater tudo no liquidificador e coar. Fica um leite grosso, para mamadeira, tem que dar uma afinada, mas minha filha gosta bem cremoso. Uso com açúcar mascavo para dar sabor e nas papinhas de frutas. Ela engordou e ficou bem saudável, depois que comecei com esse leite!

    É uma bela alternativa para quem tem alergia ao leite e não quer usar industrializado - que é muito caro!
    Abraços.

  4. Oi Luciana, que ótima dica, não conheciamos a substituição pelo leite de cereais. Vou colocar um link para o seu comentário em outras matérias, tenho certeza que a receita será muito útil para muitos alérgicos e intolerantes ao leite! Se você concordar, podemos posta-la também na seção de receitas.
    Abraços,
    Cynthia

  5. Parabéns Revista Sem Glúten! É devido ao empenho de vcs q sempre estão com matérias interessantíssimas, como a da quinua, q tem leitores cada dia mais interessados em ler a revista.

    Parabéns Luciana por compartilhar com os outros leitores suas receitas.

    É isso q as pessoas alergicas estão precisando, já q a mídia é só p falar de morte e política.

  6. Minha filha é celíaca, faço a mamadeira dela com leite e sustagem. Estou colocando farinha de quinoa e ela não está gostando. Gostaria de saber se tem alguma dica para melhorar o sabor.

    Desde já agradeço.

  7. em curitiba produtos sem gluten e outros, inclusive a tal de goma xantana estao a venda no mercado municipal.

  8. Parabéns pela matéria

  9. Parabéns pela matéria, muito esclarecedora. Consumo a quinoa com banana amassada, utilizo 2 colheres de sopa em flocos. Gostaria de saber qual o consumo diário ideal?

    Abraços,

  10. Existe quinoa sem gluten? Comprei uma que contém.

  11. Eu faço uso da quinoa, cozinhando junto com o arroz integral e acho ótimo.

  12. < ja se tem como plantar ? onde achar as mudas?

  13. Olá, bom dia! Eu gostaria de saber se posso incluir a quinoa na alimentação das minhas calopsitas e se é saudável para elas ?

  14. sendo alergica a peixe e camarrão, posse comer quinoa tem omega 3 e 6.

  15. a quinoa é um alimento excelente gostei eu uso a quinoa em grãos colocando 2 colheres no arroz para cozinhar juntos, o arroz fica mais nutritivos ideal para os esportistas consumirem um arroz mais vitaminado. tambem consumo diariamente uma banana amassada com quinoa em flocos e gergelim preto para ir ao trabalho e me sinto bem nas jornadas de trabalho, a canseira vai embora e eu fico bem animado, gostei da quinoa, pra mim é o melhor alimento do mundo.

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)