Dieta sem gluten, sem lactose, doença celíaca, alergias alimentares, dieta para autismo

Sintomas da Doença Celíaca são semelhantes em Jovens e Idosos

Doença Celíaca Sintomas em IdososUma pesquisa liderada pelo Dr. Peter Green, um dos grandes nomes no estudo da doença celíaca, e recém publicada na revista científica Digestive Diseases and Sciences, revela que os sintomas e manifestações da doença celíaca, tanto clinicamente como histologicamente, não diferem entre pessoas jovens e idosas.

Sabe-se atualmente que a doença celíaca – uma intolerância permanente ao glúten, a qual se manifesta em pessoas geneticamente predispostas – pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. No entanto, foram poucos os estudos que se concentraram na análise das manifestações da doença em idosos, ou seja, pessoas com 65 anos de idade ou mais. Agora um novo estudo, envolvendo mais de 270 pacientes celíacos, fez exatamente isto: analisou os sintomas clínicos da doença, sua duração, alterações na mucosa intestinal, problemas de saúde associados e a saúde óssea de pacientes celíacos idosos com diagnóstico confirmado, comparando os resultados com aqueles de pacientes celíacos jovens, com idade entre 18 e 30 anos.

Segundo os especialistas, os resultados do estudo foram surpreendentes, na medida em que se esperava que vários dos sintomas e complicações da doença fossem mais severos entre os idosos, em função possivelmente de um tempo mais longo de convivência com a doença não diagnosticada. Porém, tanto no grupo dos idosos como no grupo dos jovens a duração dos sintomas antes do diagnóstico (ou seja, o tempo médio para o paciente ser diagnosticado) foi semelhante: uma média de 5.8 anos entre os jovens e 6.1 anos entre os idosos. As manifestações clínicas da doença previamente ao diagnóstico também não diferiram, sendo a diarréia o principal sintoma apresentado (em 49% dos jovens e 50% dos idosos). Outros fatores, como o grau de atrofia vilositária intestinal (ou seja, a magnitude da perda das vilosidades dos intestino delgado, resultado da reação auto-imune desencadeada pela ingestão de glúten por estes pacientes) bem como de outras condições auto-imunes também foi semelhante nos dois grupos. As únicas diferenças observadas foram na prevalência de problemas na tireóide e neuropatia, os quais foram mais frequentes entre os pacientes idosos.

Diante destes resultados, os autores reforçam a idéia de que a doença pode se desenvolver em qualquer momento da vida. Assim, é possível que uma pessoa com suspeita da doença porém resultados negativos possa manifestar a doença no futuro. Com base neste argumento, os autores enfatizam a necessidade de exames regulares entre os grupos de risco (por exemplo parentes de primeiro grau de celíacos e portadores de outras condições auto-imunes) ou com os sintomas da doença, mesmo que já tenham sido testados anteriormente.

[Nota dos editores: Vale lembrar que os sintomas da doença celíaca podem variar muito de pessoa para pessoa, sendo algumas pessoas assintomáticas]

Referência: Mukherjee R, Egbuna I, Brar P, Hernandez L, McMahon DJ, Shane EJ, Bhagat G, Green PH. 2010. Celiac Disease: Similar Presentations in the Elderly and Young Adults. Dig Dis Science.

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 (www.vidasemglutenealergias.com)

Related Posts with Thumbnails
.

80 Comentários »

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico, tratamento ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)

  1. Há 3 anos descobri que tinha doença celíaca, mais os sintomas que tenho são diferentes dos que já li por aqui,não tinha problemas como diarréias, meu problemas na verdade era prisão de ventre, muito ressecada, as vezes ficava até 5 dias sem ir ao banheiro, tudo que eu comia me fazia mal, a barriga inchava na hora, tudo que eu comia me fazia mal muito mal, tinha que sempre estar tomando algo amargo pra melhorar até que um certo dia , depois de uma litrotripícia tive uma gastrite ai fui num gastro e aproveitei e fiz o comentário sobre o que sempre sentia
    ai ele pediu q eu fizesse os exames , e o resultado foi positivo.

  2. Olá Gélia,
    De fato, os sintomas da doença celíaca são muito variados, inclusive algumas pessoas são assintomáticas. Aproveitamos a oportunidade dada pelo seu comentário para incluir uma nota no artigo.
    Abraços,

  3. existe vacina para quem é celiaca

  4. Comigo a doença celíaca só se manifestou aos 53 anos, até então eu comia de tudo. até que começou as diarréias,cãimbras e anemia . Demorou muito para que o médico em questão (hematologista) desconfiasse da doença . Depois de muitos palpites finalmente me indicaram o "gastro". (médico da Marinha - Hospital Marcílio Dias) . Mas graças à Deus, hoje vivo muito bem,sem esquecer da diéta do glutém.
    Abraços à todos .
    Cláudio.

  5. Oi Audivan,
    Ainda não existe nenhum tratamento além da dieta sem glúten. Mas há algumas possibilidades, incluindo a de vacina, sendo estudadas. Temos duas reportagens a respeito:
    http://www.vidasemglutenealergias.com/vacina-para-doenca-celiaca/55/
    http://www.vidasemglutenealergias.com/novas-terapias-e-tratamentos-para-a-doenca-celiaca/119/
    Abraços

  6. Olá Cláudio,
    Agradecemos o comentário e relato da tua experiência. De fato, geralmente o diagnóstico demora mesmo, esperamos que em breve, com o aumento da conscientização sobre a doença, este tempo diminua consideralmente.
    Grande abraço!

  7. Fui a casa de uma amiga e fizeram um prato com proteina de gluten ,comi o gluten e no dia seguinte tive uma reação alergica ,meu corpo ,minhas costas ficaram empoladas ,será um sintoma da doença celiaca ou somente uma alergia ?
    Abraços

  8. Oi Eliza,
    É muito difícil dizer, já que pode ter sido uma reação causada por outros alimentos/substâncias que você possa ter entrado em contato. A doença celíaca tem sintomas diversos. Muitos dos portadores são inclusive assintomáticos. Para que você saiba se possui a DC, é necessário consultar um gastroenterologista para que, se julgar necessário, ele possa lhe pedir os exames que irão determinar se você é portadora ou não. Para que o diagnóstico seja acurado, é preciso que você ainda esteja consumindo glúten na época dos exames.
    Abraços,

  9. sou celiaca ha 2 anos e ainda não consegui me livrar do gluten, sou neta de italianos e adoro massas como fazer para me livrar das massas?

  10. Olá Sonia,
    A boa notícia é que há diversas opções em relação as massas. Uma delas é a de que hoje em dia já existem massas sem glúten (feitas a base de arroz geralmente) disponíveis nos supermercados de muitas cidades. Se não encontrar na sua cidade há lojas online que vendem pela internet. O gosto do macarrão sem glúten se aproxima muito ao gosto do macarrão com glúten. Também é possível faze-las em casa (temos uma receita de nhoque muito boa na revista, não dá pra perceber a diferença). Tortas, pães e pizzas podem ser feitas em casa (receitas disponíveis no site), ou podem ser compradas (em lojas especializadas, lojas de produtos naturais ou via internet). Dependendo de sua cidade, também já existem pizzarias e restaurantes com algumas opções sem glúten, veja o guia http://www.specialgourmets.com/brasil
    Abraços,

  11. olá,
    há uma suspeita que minha filha de sete anos tenha a D.C. Está fazendo a dieta e aguardando o resultado dos novos exames, só que é muito dificil fazer a dieta corretamente. Gostaria de saber que problema de saude mais grave poderá acontecer se continuar não fazendo a dieta corretamente?
    grata,
    Senira.

  12. Olá Senira,
    Para diagnosticar a doença celíaca corretamente, é importante que sua filha estivesse consumindo ainda glúten antes da data de realização dos exames serológicos, pois caso contrário eles podem dar 'falso negativo'. Se a doença celíaca for de fato confirmada (para isto é necessária também realização de biopsia duodenal), é muito importante que a sua filha siga a dieta rigorosamente. Se a dieta não é seguida, isto pode ocasionar diversos problemas a curto e longo prazo, como por exemplo deficiências nutricionais, problemas no desenvolvimento e baixa estatura, osteoporose, anemia, sintomas gastrointestinais, sintomas neurológicos, cansaço e, a longo prazo, até aumento na probabilidade de tumores. Ou seja, é muito importante seguir a dieta e não ingerir absolutamente nada que contenha glúten, mesmo que em quantidades mínimas.
    Esperamos que ajude,

  13. Olá meu comentário é sobre o relato da Eliza, gostaria de dizer que passei 10 anos com surtos de manchas no corpo, empolava, coçava e sumia... Apenas há 2 anos descobri com o auxílio de dermatologista que fez biópsia da mancha e gastro com endoscopia que se tratava de Dermatite Herpetiforme, causada por intolerância ao glúten.
    Se ainda persistem as empolações, vale a pena consultar um médico sim!
    Acabo de conhecer o site, e desde já parabenizo a Equipe, pois é muito complexo e informativo.

  14. Obrigada pelo comentário Joziane!
    Grande abraço,

  15. Oi Josiane,
    Obrigada pelo comentário, dica e relato!
    Grande abraço,

  16. Bom dia...
    tenho um sobrinho que 2 anos,passamos a observar que não estava crescendo, foi levado a diversos especialistas, que pediram varios exames e não foi detectato, porque ele não crescia(tem o tamanho de uma crianca de 1 ano), Recentemente observamos que seus braçinhos e perninhas estavam afinando, e sua barriguinha, tem dias que fica bastante saliente, e quando está assim ele chora de dor, que parece que alivia um pouco quando ele vomita.., sintomas de diarreia constante, que paravam por 2 ou 3 dias e retornavam, falta d apetite( comia bastante, o outro passava o dia todo sem comer nada), agressividade excessiva, aftas na boca, a ponto de impedi-lo de comer e falar...Enfim, foi levado ao medido diversas vezes, onde foi somente detectado que estava com virose....A uma semana, depois de leva-lo outra vez ao hospital, onde ficou no soro, pois estava debilitado, devido a diarreia, meu irmão procurou no "GOOGLE", (barriga inchada), e se deparou com essa doença, que infelizmente, todos os sintomas, conferem, com o quadro da criança. No mesmo dia, foi levado ao pediatra, muito conhecido, e para nossa surpresa, ele se quer sabia da doença, e também ficou impressionado, com os sintomas descritos, neste site, e pediu alguns exames...Porem, meu irmão esta´deseperado, com medo de que já tenha causado danos mais graves a criançã, e gostaria de passar com especialista na doença,, Teria algum local onde possamos buscar ajuda de quem realmente conhece a doença? Estamos desesperados....o medico pediu que cortasse imediatamente o gluten da dieta da criança, mas li que não pode cortar....Por favor se souberem de medicos ou hospitais em Sao Paulo/Guaruhos/Barueri, que atendem pacientes, e locais de exame, (meu telefone:9504-0527)e-mail:vieiracl@bol.com.br...DEUS ABENÇOE.....

  17. Olá Cláudia,
    Acabo de ler sua mensagem e realmente os sintomas descritos são os sintomas clássicos da doença celíaca. A boa notícia é que, se seu sobrinho realmente for celíaco e for tratado (ou seja, adotar a dieta sem glúten), ele poderá se desenvolver e crescer de forma normal, pois os danos causados ao intestino revertem na grande maioria dos casos com a adoção da dieta sem glúten.
    É muito importante no entanto que ele não adote a dieta antes de realizar os exames, pois precisa estar consumindo glúten no momento dos exames para que estes não sejam falso-negativos (ou seja, apontem resultado negativo quando na verdade o paciente possui a doença). Os exames que o médico solicitará são exames de sangue (anticorpos anti-transglutaminase, anti-endomísio) e a confirmação através de biópsia duodenal. Ano passado foi aprovado o protocolo clínico da doença celíaca no SUS, onde as diretrizes para diagnóstico e tratamento da doença são estabelecidas. O protocolo pode ser visto em http://www.doencaceliaca.com.br/protocolo_clinico_SUS.htm. Talvez seja útil imprimir e levar ao médico que vocês irão consultar.

    A Acelbra (Associação de Celíacos do Brasil) tem uma lista de médicos em seu site (ver em http://www.acelbra.org.br/2004/medicos.php). Entrando em contato com a Acelbra de seu Estado (de que cidade você é?) eles também poderão ajudar com dicas sobre médicos e, caso a doença se confirme, com a rotina diária para a adoção e manutenção da dieta.
    Espero ter ajudado ,

  18. Olá,
    Em 1º lugar gostaria de parabenizar o trabalho de vocês, leio sempre as matérias que ajudam a lidar com a D.c.
    Tenho 1 filha (gemelar) com diagnostico confirmado da D.C. desde 1,5 de idade, (hoje ela tem 6 anos). Sempre fiz a dieta, mas tenho muita dificuldade em aceitar a condição de "para sempre". . Recentemente fizemos um exame HLA pelo H.São Paulo e foi recomendado para minhas outras filhas uma de 6 anos (gemelar) e a outra de 13 anos fazer a biopsia. Já tenho o resultado e deu positivo, mas elas são assintomaticas.
    Estou sempre buscando informação e por conta disso hoje me vejo um pouco decepcionada, pq entre a própria classe médica a uma divergência de opinião a respeito da doença. Alguns médicos já me disseram que elas podem desenvolver cancer, baixo crescimento, infertilidade, outros dissem que não, que depende do grau da doença. Conheci no próprio hospital 1 enfermeiro que é Celiaco e que NÃO mantém a dieta. Ainda não comuniquei minhas filhas pq preciso estar bem certa de que realmente é proibido qualquer consumo de glutén . A minha filha que descobri com 1 ano foi fácil pq ela não chegou a conhecer muitos produtos com gluten, mas agora uma de 6 anos e a outra de 13 anos conhecem e muito bem diversa guloseimas com gluten. Estou muito aflita com esta situação. Espero que vcs me dêem uma luz.

  19. Olá Neuza, tudo bem?
    Entendemos a relutância na adoção da dieta por indivíduos assintomáticas, mas de acordo com diversas publicações científicas e estudos na área a adoção da dieta sem glúten é necessária para todos os celíacos, mesmo aqueles sem os sintomas clássicos da doença ou portadores da forma 'silenciosa' da doença. Alguns fatores são importantes considerar também: por exemplo, pode ser que suas filhas não tenham os sintomas clássicos (gastrointestinais), mas tenham outros problemas (cansaço, dores de cabeça, alterações no humor, dentre outros) que podem ser consequência da doença celíaca não tratada. Pode ser também que o organismo delas esteja com alguma deficiência nutricional em função da doença, ainda que isto não seja percebido de forma óbvia (por isto, seria importante avaliar). Seria importante você conversar com o médico de suas filhas para garantir também que foi eliminada a possibilidade de atrofia vilositária nas biópsias e aumento no número de linfócitos intraepiteliais em função de outros fatores (como giardiase, por exemplo). Em breve, publicaremos um artigo sobre celíacos assintomáticos, esperamos que seja de ajuda.
    Abraços,

  20. OI MINHA FILHA FES TODOS OS EXAMES, PARA A DOENÇA CELIACA, E TODOS DERAM NEGATIVO......3 DE FEZES ......E O DE SANGUE, QUE FOI LEVADO O SANGUE PARA OS ESTADOS UNIDOS, E DEU NEGATIVO PORÉM ELA ACHA QUE TEM INTOLERANCIA A GLUTEM E A LACTOSE, OQUE FAZER ABRAÇOS.

  21. FEZ TAMBÉM O EXAME DE ABSORSÃO QUE SE CHAMA ........D XILOSE E DEU NEGATIVO, MESMO ASSIM AS VESES ELA VAI AO BANHEIRO PELA MANHÃ, E AS FEZES SAI MEIO AMOLECIDA, E AS VEZES ESVERDEADAS, O MÉDICO GASTRO .... DISSE QUE É NORMAL, ELA TAMBÉM ESTÁ FAZENDO TRATAMENTO PARA GASTRITE, E FOI DIAGUINOSTICADA COMO SII QUE É .....SINDROME DO INTESTINO IRRITAVEL.......ELA TEM 38 ANOS BJS.

  22. Olá Ilda,
    Primeiramente seria interessante checar se ela fez os exames descritos no protocolo clínico da doença celíaca (sorológicos e biópsia): http://www.doencaceliaca.com.br/protocolo_clinico_SUS.htm.
    Caso não seja celíaca, a investigação e exames das causas dos sintomas dela devem ser feitas por um médico, que investigue possibilidades como infecções intestinais, giardíase, e uma série de outras disfunções que podem levar à estes sintomas.
    Abraços,

  23. Boa tarde, acabei de chegar so supermercado onde procurei por varios produtos que não contessem glutem, porem não encontrei nenhum. Estou há um mes com sintomas de intolerançia a lactose ou glutem, ainda estou fazendo os exames, pois o resultado é demorado. Sinto um enorme mal estar todo vez que como algum alimento, qualquer um, inchaço em toda a região da barriga, cansaço, dor de cabeça, ( não tive diarréia, nem alergias). Mas confeço que estou muito preocupada, não perdi peso, pelo contrario acho que até engordei.... ou estou inchada !! Não sei o que comer, tenho até medo. Por favor me mandem um retorno com urgencia, preciso de ajuda. Estou me tratando com uma gastro, que já discartou gastrite.
    Ficarei aguardando.
    Um abraço, Janete
    Gramado RGS

  24. Olá Janete, peça a sua gastro que investigue a doença celíaca e intolerância a lactose também. No momento de realização dos exames, é necessário que você ainda esteja consumindo glúten, caso contrário os resultados podem dar falso negativo.
    Se de fato, após os exames, ficar comprovado que você não pode consumir glúten, a compra dos produtos pode ser feita em muitos casos pela internet, há várias lojas de produtos sem glúten e sem lactose que entregam em Gramado.
    Abraços,

  25. descobri a doença celiaca a mais ou menos 3 meses.
    Fiz uma endoscopia/biopsia e foi detectada. Minha médica solicitou ainda IgA, que deu positivo.

    Meus sintomas são albumina baixa (1,8) o que me causa edema nos pés e pernas (inchaco por acumulo de liquidos).
    O que ainda nenhum medico conseguiu me explicar é o fato de ter mobilidade dental, isto é, dentes estão aparentemente soltos. Usei aparelho por alguns anos, e minha ortodentista me disse que não há absorção ósea, que explicaria a mobilidade.

    Outros médicos com quem conversei tambem não souberam explicar o problema, e a resposta mais comum é que possivelmente regularizando a situação do meu intestino, e de meus indices de alimentação isso ira resolver, mas fico preocupado.

    existe alguma relação já reportada entre problemas de dentes com pequena mobilidade e doença celiaca ?

  26. Olá

    Como a maioria dos celiacos demorou muito para descobrir o problema, tinha uma anemia que ja durava 12 anos, sempre ao comer passava mal, e sempre tomando remédios para o mal estar, até que um dia a hemato pedio uma biopcia, resultado positivo, e então começou a dieta, há 2 anos rigorosamente. Desde então me sinto melhor, apenas minha vida social ficou mais restrita, afinal nem todos os locais onde costumavamos ir estão prontos para receber pessoas como nós. Na minha cidade, Itajaí, temos poucas lojas onde vendem produtos sem glútem, minha maior saldade é de pão francês e lasanha, que saldade!!!!!!!!!! E a vida continua, não podemos desanimar.
    BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Oi..gente, a muitos anos eu sofria de diarréias constantes e não posso fazer caminhadas, quando começo a me movimentar meu corpo todo fica coçando muito e empola.Comecei a fazer academia para perder peso e fui a nutricionista, eles me disseram que pode ser alergia ao glutem.Qual profissional devo procurar para um melhor diagnostico//

  28. OLA..
    TB ESTOU PASSANDO POR ESSES PROBLEMAS COM A MINHA SOGRA. ELA TEM 82 ANOS, E DE UNS 8 MESES PRA CA COMEÇOU EMAGRECER, AS VEZES TEM VOMITOS , DO NADA
    VEM UM MAL ESTAR,ELA TEM QUE SE DEITAR,MAS DEPOIS QUE LI A REPORTAGEM SOBRE INTOLERANCIA AO GLUTEM VI ALGUMAS COINCIDENCIAS.QUAL MEDICO DEVO LEVA-LA,SE POSSO DIZER A ELE PEDIR OS EXAMES ESPECIFICOS. DESDE JA AGRADEÇO.

  29. Meu filho de 3 anos fez os exames para diagnóstico de doença celíaca, sorologia positiva e na hora da endoscopia, o médico sugeriu que era celíaco, porém a biópsia foi negativa, está com dieta isenta de glúten há 1 mês. A diarréia que durava com certos intervalos quase dois anos cessou, parou de vomitar e ganhou 900 gramas de peso. A gastro falou que ele não é celíaco pelo resultado da biopsia. Alguém pode me orientar, estamos perdidos...Agradeço infinitamente.

  30. Semana passada meu médico me disse que tenho intolerância a glútem, o estranho é que ele não me pediu uma biópsia para confirmar o problema. Há 2 anos, entrei na academia por estética (sou magro com gorduras localizadas, principalmente na barriga), cheguei a perder 10 quilos, mas perdi muito pouco de barriga mesmo estando magérrimo, pesquisando, encontrei que um dos sintomas é barriga inchada será que o médico não me pediu a biópsia por notar que tenho barriga? Obrigado!

  31. MINHA FILHA JÁ FEZ EXAMES DE SANGUE E FEZES, PRA VER SE ELE É CELIACA, TUDO ISSO DEU NEGATIVO,AGORA FEZ UMA ENDOSCOPIA, COM BIOPSIA DO DUEDENO PRA VER, TUDO COMEÇOU COM DIARRÉIAS E MAL ESTAR, JÁ FAZ QUAZE UM ANO, E FÁZ TRATAMENTO PRA GASTRITE..

  32. Oi, Fernando Weber...

    Li o seu depoimento. Acho que estou enfrentando o mesmo problema com a mesma consequência (mobilidade dental). Vou procurar um especialista o mais rápido possível. E o seu caso... tá tendo resultado? Os dentes estão ficando mais firmes? Você tá se sentindo melhor? No meu caso, estou tendo deficuldade de concentração e mobilidade. Se puder responder, fico grato! Se alguém mais puder me orientar, fico grato!

  33. Toda hora meu corpo coça e passando segundos fica empolado e avermelhado, minha mão entre os dedos ficam formigando e o meu pé fica coçando. Mais coça tanto que eu fico doida o que isso pode ser alguma entoxicação alimentar você pode me dizer isso?

  34. ola minhas filhas sao celiacas uma quando tem diarreia ja sabemos que pode ter enjerido alguma coisa com gluten mas a minha filha mais velha que descobri que tambem era celiaca tem os cintomas completamente diferentes.gostaria que me ajudassem pois minha filha chora muito a fazer coco e sangra muito tenho muita pena dela porque ela aperta o coco com medo pois sabe que lhe vai doer.minha medica aconcelhou antes de lhe dar qualquer remedi para lhe dar mamao, kivi,e outros mas nao tem ajudado em nada.ontem por exemplo minha filha foi 3 vezes a casa de banho quando estava a fazer muita forma notavase que tem algumas fissuras no rabinho tenteilhe ajudar com pape igienico mas notei que realmente ela nao conseguia fazer porque parece pedra.acabou por nao fazer hoje foi ao medico e deram-me um remedio para lhe dar mas se for como um que ela teve a tomar ela nao aguenta ela faz pelas pernas assim tambem nao eu queria que ela fize-se normal como fazia ....me ajudem

  35. Bom dia para todos.

    Gostaria de deixar a minha solidariedade a todos envolvidos com a Doença Celiaca e solicitar a gentileza de respostas: DÚVIDAS ALIMENTARES.

    damarisaries@gmail.com

    1- Tempeiro moído- cominho, pode ser usado nas carnes e frangos?
    2- Corante vermelho o chamado pimentão em pó?
    3- Frutas - manga. acerola, maracujá?
    4- É normal começar fazer a dieta e de repente ter a Dermatite Herpes? ou é uma reação a expulsão do gluten do organismo?
    5- Eu não como carne vermelha. Alguns dizem que é melhor para os celíacos comer carne do que frango. Existe alguma verdade sobre isso? E peixes e mariscos?

    Estou descobrindo que a melhor arma dos Celíacos é a informação . Portanto, compartilhe sua experiência e o seu conhecimento sobre o assunto. Observe os sintomas e todos nós teremos uma vida melhor. DICA: Consulte um Homeopata, ajuda bastante.Abraços.

    Obrigada

  36. Boa tarde,estou passando dias dificeis pois a mais de um mês corro semanalmente de hostipal para casa,minha namorada começou com quadro de diarréia,fraquesa nas pernas e braço passamos a fazer exames de sangue,urina,endoscopia etc,médicos não descobrem o que ela tem,então resolvi pesquisar na net e encontrei alguns comentarios semelhantes do que ela vem sentindo no site de vocês,passei a desconfiar que ela tenha essa doença Celíaca que é tão pouco divulgada.espero encontrar ajuda para descobrir se ela sofre dessa doença.

  37. Andreia, vc ja deu ameixa seca pra ela? eh o melhor laxante que eu conheço e o melhor, eh natural. Soh nao entendo nada de gluten, vc teria que pesquisar se ela pode consumir ameixa seca. Mas o intestino funciona que eh uma beleza, inclusive o pediatra do meu filho soh receitava ameixa pra as crises de prisao de ventre. Deixa ela comer umas 200 gramas daquelas que vem sem caroço que resolve. Espero ter ajudado.

  38. eu to meio em duvida se eu posso ser celiaco, eu queria saber se falta de ar e parecer que a garganta esta fechando é um sintomas, esses sintomas que falam nos sites eu nao tenho que é: Diarreia crônica
    Prisão de ventre;
    Anemia;
    Falta de apetite.;
    Vômitos;
    Emagrecimento;
    Atraso no crescimento
    Irritabilidade ou desânimo;
    Distensão abdominal
    Dor abdominal
    Perda de peso ou pouco ganho de peso
    Osteoporose.

  39. Boa tarde , estava lendo todas as duvidas dessa doença celiaca, eu estou com 42 anos e só agora descobri que tenho, estava perdendo peso e sempre com dores de estomago tudo o que como parece ficar fermentando e dores . Para minha tristeza é que eu adoro pão e não estou conseguindo fazer a dieta , o pão parece uma boracha é muito ruim . tenho medo que isso pode me causar não fazendo a dieta . Sou secretaria de medicos oncologista e vejo tantas pessoas com cancêr que me apavora . Estou tomando vitamina mas não consigo engordar , gostaria de saber se alguem pode me dar uma opinião ou se essa doença não deixa a pessoa pegar peso .Agradeço se alguem puder me responder ...

  40. Após retirar a vesícula( que só tinha areia) passei mais de 2 anos para concluir o diagnóstico de intolerância a Lactose e glúten, os sintomas não eram frequêntes, associei a diarréia ao stress no trabalho, a dor de cabeça, achava que era pressão alta, e ai para o hospital, sem desconfiar do intestino.Era medicada sem que desconfissem que era alimentar Após 1 ano tendo os sintomas diários, por conta da alimentação rica em glúten e leite) procurei um especialista, fiz os exames, incluindo biopsia, perdi 9kg. Atualmente tomo vitaminas e estou fazendo a dieta, é muito complicado conviver com uma novidade orgânica e saber que não tem tratamento, apenas controle alimentar. Tenho 50 anos

  41. ha 25. ano deu o primeiro desconforto barriga estufad dor alucinante diarreia e m m m muitas doencas vida nao inferno preciso ajuda nao aguento mas tanta dor 1 ser sem vida s o resto boca toda arrebentada imaginem o inferno d inferno fome dor fazer tudo so depressao afastou o pouco d conhecidos n posso trabahlar tenho k comprar remedios passagem onibus eu tania d florianopolis estou clamando ajuda pois metad d vida j pass e n vivi abraco ajuden me

  42. estou a mas de 1 mês com o corpo empolando quase toda a noite e as vezes minha boca fica inchada e os olhos tambem,será q sou selìaca ou estou com alguma entoxicação/que especialista devo procurar?desde jà agradeço.

  43. BOA TARDE, A POUCO TEMPO SOUBE QUE ESTOU COM ALERGIA AO GLUTEM, SOFRI
    MUITO ATÉ SABER, TIVE MUITA DIAREIA DOR ABDOMINAL ,EMAGRECI MUITO.
    ESTOU EM FASE DE TRATAMENTO, E REALMENTE ISSO O MUITO (TRISTE)
    MAS TEMOS QUE TER FORÇA PARA ULTRAPASSAR.
    GRANDE ABRAÇO

  44. Olá! a todos os leitores e editores.
    Descobri minha intolerância ao glúten sozinha, hoje com 53 anos, mas passei boa parte ,com dores de cabeça insuportaveis , de ficar sem comer por semana inteiras, so a base e água e chás amargos, achando que era o figado.
    Mas , ao ler um livro sobre o assunto, mudei radicalmente minha alimentação, hoje não como mais nada que contenha glútem, nunca mais tive as dores.
    E percebi mudanças, na imunidade, pois vivia com feridas na boca, a memória também, melhorou, pois tinha esquecimentos absurdos.
    Parabéns pelas materias é de muita valia para as pessoas em geral.

  45. há cinco anos que descobri que tenho intolerância ao glúten , primeiro fiquei 2 meses sem dormir, minha menstruação ficou atrasada 2 meses, dei diarreia, vômitos, gases fortes ao certo ponto de pensar que eu estava com problema de coração de tão forte que era a fisgadas, um certo dia estava conversando com minha vizinha e comentei com ela que quando eu comia biscoitos e pães eu sentia umas coisa estranhas no corpo tipo umas dores de umas pessoas que levou um beliscão e ela me falou que poderia estar com intolerância ao glúten ai eu procurei fazer o teste , fique um bom tempo sem comer coisa que tinha glúten e comecei a sentir melhoras depois comecei a comer novamente as coisa que tinha glúten ai passei passei a fazer o teste varias vezes ,mas deves em quando eu comia essas massas ,engravidei e com 2 meses perdi o bebê , passou 9meses engravidei de novo dessa vez minha gestação foi até o final , quando eu ganhei meu bebê estava com má formação e baixo peso , perguntei meu médico que estava fazendo meu pré natal ele falou que essa minha doença não prejudicava o bebê, depois que meu bebê morreu fui descobrir a causa da sua morte ,descobri que um pouco foi por causa dessa doença , agora quero começar a fazer um ratamento para eu ter um pouco da minha saúde de volta e tentar engravidar novamente.
    Quero fazer umas perguntas .
    Porque quando eu como alguma coisa que contem glúten me da umas fisgadas no corpo do tipo que uma pessoa esta beliscando a outra?
    E se eu engravidar de novo meu outro bebê nascera com problema?
    Meu nome é Rosana Batista dos Santos Souza
    moro em Ecoporanga ES.

  46. há cinco anos que descobri que tenho intolerância ao glúten , primeiro fiquei 2 meses sem dormir, minha menstruação ficou atrasada 2 meses, dei diarreia, vômitos, gases fortes ao certo ponto de pensar que eu estava com problema de coração de tão forte que era a fisgadas, um certo dia estava conversando com minha vizinha e comentei com ela que quando eu comia biscoitos e pães eu sentia umas coisa estranhas no corpo tipo umas dores de umas pessoas que levou um beliscão e ela me falou que poderia estar com intolerância ao glúten ai eu procurei fazer o teste , fique um bom tempo sem comer coisa que tinha glúten e comecei a sentir melhoras depois comecei a comer novamente as coisa que tinha glúten ai passei passei a fazer o teste varias vezes ,mas deves em quando eu comia essas massas ,engravidei e com 2 meses perdi o bebê , passou 9meses engravidei de novo dessa vez minha gestação foi até o final , quando eu ganhei meu bebê estava com má formação e baixo peso , perguntei meu médico que estava fazendo meu pré natal ele falou que essa minha doença não prejudicava o bebê, depois que meu bebê morreu fui descobrir a causa da sua morte ,descobri que um pouco foi por causa dessa doença , agora quero começar a fazer um ratamento para eu ter um pouco da minha saúde de volta e tentar engravidar novamente.
    Quero fazer umas perguntas .
    Porque quando eu como alguma coisa que contem glúten me da umas fisgadas no corpo do tipo que uma pessoa esta beliscando a outra?
    E se eu engravidar de novo meu outro bebê nascera com problema?
    Meu nome é Rosana Batista dos Santos Souza
    moro em Ecoporanga ES.
    ME DE UMA RESPOSTA POR FAVOR

  47. há cinco anos que descobri que tenho intolerância ao glúten , primeiro fiquei 2 meses sem dormir, minha menstruação ficou atrasada 2 meses, dei diarreia, vômitos, gases fortes ao certo ponto de pensar que eu estava com problema de coração de tão forte que era a fisgadas, um certo dia estava conversando com minha vizinha e comentei com ela que quando eu comia biscoitos e pães eu sentia umas coisa estranhas no corpo tipo umas dores de umas pessoas que levou um beliscão e ela me falou que poderia estar com intolerância ao glúten ai eu procurei fazer o teste , fique um bom tempo sem comer coisa que tinha glúten e comecei a sentir melhoras depois comecei a comer novamente as coisa que tinha glúten ai passei passei a fazer o teste varias vezes ,mas deves em quando eu comia essas massas ,engravidei e com 2 meses perdi o bebê , passou 9meses engravidei de novo dessa vez minha gestação foi até o final , quando eu ganhei meu bebê estava com má formação e baixo peso , perguntei meu médico que estava fazendo meu pré natal ele falou que essa minha doença não prejudicava o bebê, depois que meu bebê morreu fui descobrir a causa da sua morte ,descobri que um pouco foi por causa dessa doença , agora quero começar a fazer um ratamento para eu ter um pouco da minha saúde de volta e tentar engravidar novamente.
    Quero fazer umas perguntas .
    Porque quando eu como alguma coisa que contem glúten me da umas fisgadas no corpo do tipo que uma pessoa esta beliscando a outra?
    E se eu engravidar de novo meu outro bebê nascera com problema?
    Meu nome é Rosana Batista dos Santos Souza
    moro em Ecoporanga ES.
    ME DE UMA RESPOSTA POR FAVOR
    PORQUE QUE EU SINTO ESSA FISGADA QUANDO COMO ESSA MASSAS COM GLÚTEN?

  48. Olá, sou médica e de alguns meses pra cá vinha apresentando tremor de extremidade e um ataque de pânico repentino que eu atribuia a hipoglicemia pois ficava as vezes em jejum prolongado. A hipoglicemia foi afastada e como também apresentava distensão abdominal, dor de cabeça constante e fadiga, comecei a pensar em intolerância ao glúten e resolvi fazer uma dieta isenta do mesmo e evoluí sem tremores, dor de cabeça nunca mais e o intestino funcionando normalmente.Vou fazer exames para confirmar a intolerância mais fica a dica para os casos de pessoas com pânico, fadiga, dor de cabeça tipo enxqueca para que façam esse teste de exclusão.
    Um abraço a todos.
    Ivone Danin Moura.

  49. Boa noite meu nome é Rosana
    Meu problema começou a cinco anos atras, fiquei dois meses sem dormir, minha menstruação ficou atrasada dois meses pensei ate que estava gravida, depois comecei a sentir fores dores no peito ao chegar ao ponto de eu fazer u exame para eu ver se estava com problema de coração mas graças a deus não deu nada, as dores era os gases que era fortes demais, dei diarreia , vômitos queda de cabelo mudanças na pele nas unhas fraquezas anemia .Fui em vários médicos e nem um deles descobriram nada.Um certo dia estava conversando com minha vizinha e falei sobre o meu problema , e que quando eu comia pão , biscoitos,bolos e tudo mais que tinha glúten estava fazendo mal para mim ,ela me falou para que eu poderia estar com intolerancia ao glúten, fiz o teste por conta própria , fiquei dois meses sem comer coisas que tinha glúten e senti uma melhora boa no meu corpo, depois comecei a comer essas coisas de novo e voltei a passar mal novamente . Direto eu fazia esse teste para ver se era esse problema mesmo que eu tinha ,Um certo tempo engravidei mas minha gravides não foi adiante ,tive um aborto com quase dois meses de gestação , passou nove meses depois tornei a engravidar,e desta vez mina gestação foi até o final , e quando fui ganhar minha acontecei o que eu menos esperava ela nasceu com má formação e problemas sérios de saúde e não resistiu e faleceu . O médico que estava acompanhando meu pré natal não sabia que essa doença causaria má formação no bebê . E depois que minha bebê morreu é que fui aprofundar mais nessa doença . E depois que comecei a ter essa doença ,eu percebi que todas as vezes que como alguma coisa que contem glúten me da umas coisas esquisita no meu corpo , eu sinto umas fisgadas no corpo tipo quando uma pessoa esta dando uma injeção no braço de outra e ela sentir a dor da agulhada , pois é assim que eu sinto quando eu como alguma coisa que contem glúten. Porque que sinto estas dores ?

  50. Boa noite meu nome é Rosana
    Meu problema começou a cinco anos atras, fiquei dois meses sem dormir, minha menstruação ficou atrasada dois meses pensei ate que estava gravida, depois comecei a sentir fores dores no peito ao chegar ao ponto de eu fazer u exame para eu ver se estava com problema de coração mas graças a deus não deu nada, as dores era os gases que era fortes demais, dei diarreia , vômitos queda de cabelo mudanças na pele nas unhas fraquezas anemia .Fui em vários médicos e nem um deles descobriram nada.Um certo dia estava conversando com minha vizinha e falei sobre o meu problema , e que quando eu comia pão , biscoitos,bolos e tudo mais que tinha glúten estava fazendo mal para mim ,ela me falou para que eu poderia estar com intolerancia ao glúten, fiz o teste por conta própria , fiquei dois meses sem comer coisas que tinha glúten e senti uma melhora boa no meu corpo, depois comecei a comer essas coisas de novo e voltei a passar mal novamente . Direto eu fazia esse teste para ver se era esse problema mesmo que eu tinha ,Um certo tempo engravidei mas minha gravides não foi adiante ,tive um aborto com quase dois meses de gestação , passou nove meses depois tornei a engravidar,e desta vez mina gestação foi até o final , e quando fui ganhar minha acontecei o que eu menos esperava ela nasceu com má formação e problemas sérios de saúde e não resistiu e faleceu . O médico que estava acompanhando meu pré natal não sabia que essa doença causaria má formação no bebê . E depois que minha bebê morreu é que fui aprofundar mais nessa doença . E depois que comecei a ter essa doença ,eu percebi que todas as vezes que como alguma coisa que contem glúten me da umas coisas esquisita no meu corpo , eu sinto umas fisgadas no corpo tipo quando uma pessoa esta dando uma injeção no braço de outra e ela sentir a dor da agulhada , pois é assim que eu sinto quando eu como alguma coisa que contem glúten. Porque que sinto estas dores ?
    por favor me de a resposta agora.

  51. Olá,

    Sou celíaca e descobri no ano passado, mas não consigo deixar de comer glúten, não consigo me controlar, existe algum tratamento para isso? pq sozinha eu não estou conseguindo.

  52. Por favor me ajudem, tenho enxaqueca fortíssima a mais de 30 anos, após muito tratamento com neurologistas e sem obter resultados, resolvi por minha conta fazer a dieta sem gluten. Tomei esta decisão depois de ver vários depoimentos de pessoas que também sofriam deste mal e descobriram que tinham a doença celíaca. Logo nas primeiras semanas as minhas crises de enxaqueca melhoram 50%, fiquei impressionada era so comer o gluten que voltava a ter dores. As crises sempre foram muito fortes, eu ia até parar no hospital para tomar analgesico na veia, pois a dor era tão forte que não parava remédio no estômago. Apôs 5 meses desta dieta fiz o exame de sangue para doença celiaca anti-transglutaminase, anti-endomisio e anti-gliadina. Todos deram negativos. Mais de uma coisa eu estou certa, não volto mais a comer gluten. Gostaria de saber se mesmo esses exames dando negativos é possivel que eu tenha a doença celiaca, a minha médica não me pediu a endoscopia porque esses resultados deram negativos.

  53. Oi,
    Minha irmã tem 12 anos, é muito muito magra, ela come e não engorda, vai frequentemente ao banheiro defecar, sua barriga está sempre inchada,ela vai tanto ao banheiro que ultimamente começou a sair um pouco de sangue no papel ao se limpar, a puberdade dela está muito atrasada. Ela já possui intolerancia a lactose e hipotiroidismo. Ela tem praticamente todos os sintomas. É possivel a DC atrasar a puberdade? Quais providencias devemos tomar? Por favor, estamos desesperados.

  54. DESCOBRÍ QUE SOU CELIACO A APENAS 10 DIAS, EU DESCOBRÍ PORQUE MEDICO NENHUM DESCOBRIU, DESCOBRÍ PESQUISANDO NA INTERNET, PASSEI POR 9 MEDICOS, TOMEI VARIOS TIPOS DE MEDICAMENTO, ATÉ INJEÇÃO DE CORDICOIDE MEDERAM, DIZENDO QUE CURAVA EM 24 HS, NADA ADIANTOU, PESQUISEI AQUI E DESCOBRÍ QUE ERA CELIACO, SEM NUNCA TER OUVIDO QUE EXISTIA ESSA DOENÇA.
    OS SISNTOMAS ERAM DIFERENTES DE 99,99% DOS QUE RELATARAM AQUI, ATÉ QUE O DELES FALAVA QUE QUEIMAVA MUITO, AÍ QUE MATEI A CHARADA.
    NO MEU CASO, DAVA BOLINHAS DE AGUA NA REGIÃO ESCROTAL E CADA DIA AUMENTAVA MAIS A AEREA AFETADA, NÃO CONSSAVA, NUNCA COSSOU, QUEIMAVA COMO FOGO, ME POSSIBILITAVA DE ANDAR LOCOMOVER, MEXER, DEPOIS DE MUITAS VISITAS A MEDICOS UM DELES DE SP MANDOU EU PASSAR MAIZENA, FOI OTIMO PARA DE QUEIMAR INSTATANIAMENTE, MAS NÃO MELHORAVA SO PIORAVA, M AS SPELO MENOS NÃO QUEIMAVA. ATÉ QUE OUTRO MEDICO MANDOU EU EXPERIMENTSAR VALELINA, MAS DISSE QUE NÃO RECEITAVA E NÃO RESPONSABILIZAVA, MAS QUE EUANADO ESTUDVA TINHA OUVIDO FALSAR QUE MELHORAVA, MAS NÃO TINHA CERTEZA SE IA MELHORAR OU PIORAR, DISSE QUE PODIA TENTAR POR MINHA CONTA, COMO PASSAVA MUITA MAL, SAÍ DO CONSULTORIA COCMPREIA VASELINA E PASSEI N HORA, PARA MINHA SURPRESA PAROU DE QUEIMA NA ORA, FOI MELHOR QUE A MAIZENA, PORQUE MAIS FACIL DE USAR E APLICAR, TINHA QUE PASSAR A VASELINA DE HORA EM HORA, SO ASSIM PARAVA DE QUEIMAR E CONSEGUIAR ME LOCOMOVER DEVAGAR. TODOS MEDICOS ATÉ AÍ NÃO SABIA QUE ESTAV CELIACO, E NENHUM D ELES NUNCA ME RELATOU SOBRE ISSO.DEPOIS DISSO PESQUISANDIO NA INTERNET DESCOBRÍ QUE ERA CELIANO, PAREI DE INGERIR GLUTEM COMEÇOU A MELHORAR EM 6 HORAS E DEPOIS DENTRO DE 36 HORAS A 72 HORAS SAROU TUDO.SE QUISEREM ME COMUNICR MEU FONE 32-3251-4834 E 32-3251-4530.

  55. Olá, muito interessante todos os textos. Eu deixei a 1 ano e meio de comer glúten depois q li o livro de regina Racco: glúten e obesidade, a verdade q emagrece,mudei completamente a minha forma de me alimentar. Aprendi muito com este livro e é interessante q o glúten faz mal para todas as pessoas celíacas ou não, pude experimentar isso! como a minha disposição, o meu humor, a minha vida mudou!! posso trabalhar o dia inteiro e não sinto mais cansaço nas pernas como eu sentia antigamente, são tantas coisas maravilhosas acontecendo no meu corpo de forma benéfica que só posso dizer que glúten é uma droga mortífera, arrasa com o ser humano, sinto muito não ter lido esse livro a anos atrás, além de ter deixado de comer glúten também não teria dado as minhas filhas. ignorava completamente que o pão de cada dia era veneno!!
    Obrigada pela oportunidade de escrever aqui. Abraço!

    Cláudia Cavalcante

  56. HÁ UM ANO E MEIO SINTO SINTOMAS GÁSTRICOS E INTESTINAIS COMO PRISÃO DE VENTRE ALTERNANDO COM DIARRÉIA,MAL ESTAR GENERALIZADO,ABDOMEM SEMPRE DISTENDIDO (PIORA MUITO APÓS AS REFEIÇÕES) QUE NÃO TENHO VONTADE DE COMER.MINHA QUALIDADE DE VIDA PIOROU.AGUARDO COLONOSCOPIA PARA O DIAGNÓSTICO ,MAS NUNCA O MÉDICO CITOU DC.TUDO COMEÇOU COM UMA DIARRÉIA QUE DUROU 5 MESES E FLATULÊNCIA QUASE QUE CONTÍNUA,AGORA PRISÃO DE VENTRE,FLATULÊNCIA (POUCA ,MAS PIORA QUANDO TOMO LEITE) E FEZES FÉTIDA.ESTOU IRRITADO ,DURMO MAL E O PIOR É O DESCONFORTO ABDOMINAL QUE NUNVA MELHOROU,MESMO DEPOIS DE UMA DIARRÉIA A SENSAÇÃO DE PRISÃO DE VENTRE E GASES É PERSISTENTE.QUANDO TOMO LEITE, A DIARRÉIA ACONTECE E A SENSAÇÃO DE ESVAZIAMENTO INTESTINAL EXISTE ,MAS HORAS DEPOIS COMEÇA UM PROCESSO DE ESTUFAMENTO ABDOMINAL INSUPORTÁVEL CAUSANDO FADIGA..POR CONTA PRÓPRIA COMECEI UMA DIETA ISENTA DE LEITE PARA VER SE MELHORA ,ESTOU NO TERCEIRO DIA,PENSO EM INTOLERANCIA A LACTOSE,MAS O QUE ME CHAMA A ATENÇAO É DC.COMO MUITOS RELATOS AQUI,DESCOBRIRAM A DC SOZINHOS,VOU COMEÇAR UMA DIETA LIVRE DE GLÚTEM AGORA MESMO,É DIFÍCIL ,MAS FAÇO QUALQUER COISA PARA SE LIVRAR DISSO E TER O AUTO ESTIMA DE VIOLTA.SEGUNDO MEU RELATO,PODE SER DC ???POR FAVOR ,AJUDEM - ME.QUEM TEM SABE O INFERNO DE VIVER ISSO.ESTOU CONFUSO EM VIRTUDE DE MUITOS SINTOMAS TÍPICOS DA DC ESTAREM AUSENTES.CASO SEJA DC,QUANTO TEMPO DEMORA PARA NOTAR A MELHORA?VARIA DE PESSOA PARA PESSOA?POSSO VOLTAR A FICAR BOM NOVAMENTE?

  57. 01-07-2012
    Minha filha, 39 anos, sente ha anos, uma coceira continuada, insuportável, as vezes alucinante, na cabeça. Não tem absulutamente nada tipo caspa, feridas etc. Tem uma semana q faz dieta ingerindo apenas frutas , verduras e frango. Naturalmente isentas de gluten. Será alergia ao gluten?
    Tereza Rocha

  58. Gosto de inventar receitas simples de fazer, vai uma sem glúten e sem lactose

    1 lata de milho verde escorrida e bem lavada. 2 xícaras chá de água. 2 ovos inteiro. 2 xícaras chá de polentina. 1 xícara de açúcar. uma pitada de sal. 4 colheres de sopa de azeite ou margarina. 1 colher de fermento pra bolo.
    Modo de preparo: colocar o milho, os ovos, a água, o açúcar, o sal, o azeite, bater tudo no liquidificador,depois colocar a polentina continuar batendo e por ultimo o fermento, bater só até misturar o fermento, colocar na forma untada com azeite e polvilhada com polentina. levar ao forno já aquecido se for na forma redonda com furo no meio + ou - 30 minutos de acordo com cada forno.
    Obs: se preferir tipo pudim pode colocar menos polentina, e se preferir mais firme pode acrescentar mais polentina os 2 fica delicioso.

  59. Meu diagnóstico ainda não está pronto. Fui num gastro a poucos dias e ele me pediu primeiramente um teste de tolerância à lactose. Os sintomas são parecidos: diarréia, distensão abdominal, gases(muitos gases), má digestão, atraso menstrual, irritabilidade. É tenso saber que se tem uma restrição alimentar... Torço para que seja intolerância à lactose que a meu ver é um pouco menos pior do que a doença celíaca..

  60. BOA TARDE EU NÃO SEI O QUE ACONTECE COMIGO EU NÃO POSSO CHEGAR PERTO DE NINGUEM QUE EU FICO VERMELHO É COMO SE EU ENTRASSE EM ATRITO COM ALGUMA COISA E EU FICO VERMELHO E DEPOIS DESAPAREÇE ROSTO,PERNA ,MÃO ,PE,PESCOÇO ETC.PRECISO SABER QUE MEDICO CORRETO PROCURAR SE VOCES PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO OBRIGADO.

  61. Como quase todos sou celíaca e tive que descobrir sozinha, parece que os médicos desconhecem essa doença. Lendo os vários relatos aqui me identifiquei com várias situações e sintomas. Sinto que minha vida mudou depois que passei a fazer a dieta sem glúten, não é fácil, mas é possível. Eu ficava nervosa, queria chorar de tanta raiva sabendo que não tinha motivo. Uma fraqueza tão grande que não aguentava ficar em pé. Pontadas na orelha como se estivesse levando agulhadas, chegava a pular com as pontadas. Vivia gripada, era constantemente. Perdi um bebê, entrei na menopausa precocemente. E muitos outros males...
    Não fiz exames, mas nem foi necessário, foi só parar de consumir produtos com glúten que senti a diferença, e quando não resisto (ou como sem saber) é questão de horas para passar mal.
    Sobre substituir a farinha de trigo em receita, eu troco por farinha de arroz e CMC (é um espessante e estabilizante).
    Os resultados são sentidos a partir de 2 semanas de dieta, o regime é pra vida toda. Espero ter ajudado.

  62. Olá!!!
    Eu sempre tive varios problemas gastrointestinais. Tenho gastrite, esofagite e operei do refluxo. Achei que tudo ficarei bem depois da cirurgia, porem, há 3 meses comecei a ter constantes casos de diarreia, no começo era apenas 1 vez por semana, mas chegou ao ponto de ser todo dia.
    Fui numa medica gastro, refiz os exames e descobri q meu refluxo havia sumido, minha gastrite estava inativa e minha esofagite embora atacada não causaria isso. A´pos alguns exames descobri a intolerancia a lactose, cortei tudo com lactose na esperança de parar com as diarreias.Mas elas não pararam. Fiz uma colonoscopia e deu tudo normal. Depois de pesquisar na internet, percebi que meus sintomas combinam com doença celíaca. Pois alem das diarreias, as vezes tenho alergias na pele que não sei de onde vem, tenho baixo peso e não engordo por nada, tive carencia de ferro há uns meses atras, tenho dores abdominais e quando criança tive problema de crescimento, ficando da idade de 1 ano e meio ate os 3 anos sem crescer. Fiz o exame de sangue ( IGA e IGG) e estou esperando o resultado. Eu ía tentar ficar uma semana sem glutem para ver se melhoro. Mas se eu cortar o glutem agora e precisar de uma biopsia depois, isso irá alterar o exame? é necessario ir ao um nutricionista para auxiliar na dieta? Também é proibido comer qualquer quantidade de gluten mesmo que pequena e se ja existe macarrao sem gluten? Não saberia viver sem macarrao rsrs.
    Se puderem me orientar mais sobre isso eu ficarei muito grata.

  63. ola,acho q sou celiaca ja fiz varios exames e nao detectaram o q eu tenho,pesquisando na net descobri o site de vcs,adorei pois esclarece bem a doenca, eu tenho casos de diarreia e outros de prisao de ventre com muita dor,gracas a DEUS consegui fazer o exame e estou esperando o resultado tomara cq consiga descobrir o q tenho pois nao consigo me alimentar e estou com baixo peso,me sentindo muito cansada.obrigada!!!!

  64. olá penso que sou celiaca, durante anos seguidos tinha vomitos obstipação tive crise de deverticulos dores nos ossos, nos joelhos dores de cabeça má disposição irritabilidade inchaço abdominal arrotos gases intestinais dores de estómago e nos intestinos muito cansaço já não aguentava tive que me reformar antecipada, só depois de reformada é que eu descobri, ja era intolerante a lactose, deixei de comer gluten e estou muito melhor perdi quase todos os sintómas Graças a Deus. demorei anos e penso que acabei por perder anos de vida. Falei ao médico nesta doença não mandou fazer exames, mas eu tenho a certeza que sou celíaca . Um abraço para todos.

  65. A mais ou menos 1 ano eu venho sentindo todos esses sinomas mostrado na reportagem e remedio nenhum fez os sintomas melhorarem. Minha dermatologista fala que é normal, mas eu não sei o que fazer!

  66. Boa tarde Evellyn e amigos.

    Evellyn, li o que vc postou, e comigo está acontecendo a mesma coisa. Após fazer a cirurgia do refluxo comecei a ter vários quadros de diarréia. Fui ao gastro e ele me informou que isso é comum ocorrer, mas não soube explicar o motivo. Gostaria de saber quais exames vc fez e quais os resultados. Estou com sintomas da Sindrome do Intestino Irritável, Porém os sintomas são muito parecidos com a doença celíaca. Adoraria me comunicar com vc, acho que podemos ajudar um ao outro, pois estamos passando pelos mesmos problemas.
    obrigado,
    Carlos.

  67. Fui diagnostivado com DC.
    Sinto tonteiras, fraqueza ao extremo, irritabilidade, insonia, tremores, e um monte de sensações que não sei nem como descrever.
    Boa sorte a todos

  68. Boa tarde,

    Sinto muitas dores, fisgadas no corpo, testino preso, dores de cabeça constante, barriga inchada...Fui em um gastro, e descobri que tenho refluxo, intolerancia a lactose e gastrite...Mudei bastante minha alimentação e tomei remédios e continuo sentindo muito mal, será que posso estar com essa doença???

  69. Maria Angelica estou com os mesmos sintomas que você ja tem 3 meses que meu corpo empola nos braços e costas e minha boca incha se encontrar o que é poste por gentileza .. procurei medico alergista e me deu bateria de exames para serem feitos vou leva-los para ver.

  70. Olá faz 3 meses que sofro com diarréia constante quando como sinto estufamento meu intestino parece um liquidificador triturando tudo corro pro banheiro é aquele aguaceiro dor no estômago, só vivo no médico gastando com remédios que ñ tão fazendo efeito nenhum ja tomei remedio pra vermes agora vou fazer uma endoscopia.Todos os sintomas que tenho é dessa doênça celiaco que nunca ouvi falar que existia vou parrar de comer pão e tudo que contem gluten .preciso de ajuda !!!!

  71. preçiso saber o que as pessoa com essa doeça pode comer ?

  72. Tenho uma netinha que é celíaca.Descobrimos quando ela tinha 1 ano e 4 meses.Quando bebê tinha sempre ânsia de vômito.Principalmente quando começou com comida sólida.Tinha que ser tudo muito bem triturado.Era um bebê lindo,gordinha.A partir dos 6 meses começou a não ganhar peso,ficou assim por 3 meses.Começou a ficar com barriga bem saliente,barriguda mesmo!Com 1 ano e 2 meses começou com "virose",ia e voltava.Já estava com bracinhos e perninhas finas e nádegas murchinhas.Começamos as corridas a médicos.Dezembro e janeiro de 2011/12 ficou com crise feia.Muitas dores abdominais e vômitos e como alguém já descreveu,depois do vômito aliviava.No dia 23/01/12,pensávamos que íamos perdê-la,foi horrível a crise.Foi internada e ainda suspeita de "virose".Foi quando veio um "anjo",uma nutricionista e conversando com ela pois depois da sopinha do almoço a minha netinha fez diarréia 9 (nove) vezes seguidas (achei que a sopa era muito forte para ela que estava com "virose").Quando ela falou na doença celíaca,imediatamente minha nora telefonou para a pediatra e fizemos contato com um gastro.No mesmo dia que saiu do hospital,levamos no gastro (pobre criança,tão fraca!)Fizemos todos os exames e biópsia.Ficou confirmado que ela é celíaca.Imediatamente começamos a fazer a dieta e em 2 meses já era outra criança.Hoje com 2 anos e 8 meses é uma menina normal,sem sequelas,inteligente,deixou as fraldas cedo,falou cedo (muito),dentes ótimos, tudo,tudo ótimo graças a Deus.Já sabe que não pode comer "guten) como diz ela.É preciso levar a sério a dieta.Principalmente o contato com glúten.A família tem que "pegar" junto.Pães,bolos,docinhos,biscoitos,macarrão de arroz tudo muito fácil de encontrar, e olha que moro no interior de Santa Catarina.É fundamental que a família "toda" tome consciência da necessidade da dieta que o outro membro tem que fazer.Agora é tranquilo,só me preocupo com a vida social que temos que admitir que é difícil encarar.Minha neta ainda não vai para a creche,justamente para não ter o contato com o glúten.Vamos esperar ela saber se defender mais sozinha.Espero que meu depoimento possa ajudar alguma mãe aflita.

  73. Olá, descobri que sou intolerante ao glúten a uns 4 anos.
    Meu diagnostico foi muito rápido. Eu sentia muito sono, muita fome e estava muito magra também. Eu queria comer mas quando eu começava a comer eu tinha uma sensação de estomago cheio porém minha fome não saciava e eu não conseguia comer por causa dessa sensação. Algo muito esquisito. Tive alguns episódios de diarreia mas não foram tantos. Descobri rapidamente por que o primeiro exame que fiz foi uma endoscopia e a biopsia confirmou a doença. Nós exames de sangue apenas um deu positivo.
    Até hoje eu não aceito o diagnostico pois tem dias que eu como coisas com glúten e não passo mal, outros dias eu passo.
    Ultimamente tenho tido poucos episódios de diarreia e emagrecimento, porém tenho tido crises de dor de cabeça constantes e insuportáveis. Isso pode ser da doença? Alguém já se sentiu assim?

  74. minha filha teve alergia alimentar e ao leite de vaca ate os 04 anos,ficou boa 1 ano e meio. Ai então teve uma crise de refluxo e voltou com intolerancia ao leite e com problemas respiratorios e a alergia a algus alimentos. fiz uma endoscopia com biopsia e deu doença celiaca, o esofago dela so ta na pele e com uma atrofia. porque tudo isso? do que foi causado? tem cura? será que realmente é celiaca?

  75. Descobri que sou celíaca em março/2013, tenho um filho de 2 anos que engravidei bem facil aos 21 anos ,estou com 24 anos e não consigo engravidar do segundo, estou tentando ha uns 7 meses,
    tem a ver com a doença celíaca?

  76. Como todos,descobri sozinho,mas fui um pouco além.
    Descobrí, o que considero importantíssimo!
    A dieta para celíaco é IDÊNTICA à dieta do tipo sanguíneo O
    A gastrite se dá por falta de ingestão de carne vermelha, pois o ácido estomacal dos portadores de sangue tipo O, é muito forte, justamente para digerir carne!
    Isso acaba sendo uma prova, que os seres humanos NÂO SÃO TODOS IGUAIS!
    Somos "bichos" semelhantes,apenas.
    Se um receber transfusão de outro, pode morrer, e isso não existe nos outros animais.
    Macaco recebe sangue de macaco, cachorro também, mas o homem que receber uma transfusão incompatível,de outro ser humano, perecerá. Porém divulgar isso, ou assumir isso clinicamente, é politicamente incorreto.
    Então,perdoem-me

  77. oi boa noite estamos muito preocupados com minha avó de 74 anos,ha algum tempo ela vem se debilitando a cada dia logo ela que sempre teve uma saúde boa,ela sempre teve gastrite só que de um tempo pra cá ela ficou com anemia profunda,emagrecimento diarréia,fraqueza,tontura,desanimada e com inchaço nas pernas,ela passou no especialista de intestino ele pediu vários exames inclusive de fezes mas não deu em nada,porem ela continua do mesmo jeito, muito preocupada veio a minha cabeça de pesquisar no google e achei o site de vocês e com os relatos pude perceber muita coisa parecida que esta acontecendo com ela,sera que é esse o caminho?intolerância ao glútem,se puderem por favor entrar em contato eu ficarei muito grata a vocês,pois minha avó é tudo pra mim,que DEUS abençoe vocês,amém!

  78. Olá,

    É a Doença Celiaca e intolerancia a Lactose me trouxe alguns problemas, talves se tivesse diagnosticado antes teria sofrido menos, descobrir há dois meses fiz varios exames de sangue de HLA -POSITIVO, e muitos outros de sangue e também a biopsia do duodeno, que deu positivo, e que anos atrás fiz a mesma biopsia e foi diagnosticado só como uma gastrite cronica e o duodeno inflamado, onde eu já estava com todos os sintomas da doença celiaca. Tinha diarrea frequente,prisão de ventre e muito encomondo ao fazer cocô, sentia um desconforto e as vezes até sangrava en fim. Há um ano atrás tive uma gravides tubaria, o bebê se gerou na trampa e consequentemente tiver que fazer um aborto através de uma cirurgia para a retirada do feto que não podia se gerar alí. Foi muito ruim a partir dai começou a minha busca para descobrir a causa e a possivel deficiencia foi quando ao ser encaminhado para uma gastro através dos exames descobri a DC. Hoje faço a dieta isenta do Glutén a quase dois meses e é impressionante como tudo em seu corpo comessa a funcionar melhor os sintomas vão embora e sua vida fica mais saudavel, o unico problema é que poucos lugares tem alimentos sem glutén. Para o celiaco não tem outra escolha é cortar totalmente o gluten para sempreeeeeeeeeeeee!!!!

  79. OI, MEU NOME É JOANA. E COMO TODOS OS RELATOS QUE LI, POSSO DIZER QUE A MINHA HISTÓRIA TAMBÉM É CHEIA DE SOFRIMENTO. VIVENDO EM MÉDICO EM MÉDICO, BUSCANDO ALGUÉM QUE ME DISSESSE PORQUE EU ME SENTIA TÃO DOENTE O TEMPO TODO, MAS NINGUÉM SABIA O PORQUÊ.JÁ NÃO AGUENTAVA AS DORES DE BARRIGA, TUDO QUE EU COMIA ME DEIXAVA EMPANTURRADA, PARECENDO QUE EU IA ESTOURAR DE TANTOS GASES. IR AO BANHEIRO ERA ASSUSTADOR, PORQUE DOÍA DEMAIS!
    PASSEI ANOS TENTANDO ENGRAVIDAR, MAS NÃO CONSEGUIA. ALIÁS EU NÃO MENSTRUAVA, E A JUSTIFICATIVA ERA SEMPRE ESSA: VOCÊ TEM OVARIOS POLICISTICOS, TOMAVA REMÉDIO E NADA DE MELHORAR. ATÉ QUE HÁ 4 ANOS ATRÁS, O QUE ERA RUIM FICOU AINDA PIOR, E TODA SEMANA EU IA PRA EMERGÊNCIA, MINHA BOCA FICAVA SECA, MINHA PELE DO ROSTO TODA IRRITADA, MINHA BARRIGA DOÍA, DESENVOLVI GASTRITE. EU PARECIA QUE IA MORRER.
    FOI ENTÃO QUE ALGUÉM "UM ANJO" QUE DEUS ENVIOU ME ALERTOU QUE EU PODERIA SER ALERGICA A ALGUM TIPO DE ALIMENTO. E ATÉ DISSE QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO PODIAM COMER TRIGO, LEITE ETC. FUI AO GASTRO E DEI UM TOQUE A ELE SOBRE ISSO , E O DESINFORMADO DISSE QUE ISSO PODERIA SER POSSÍVEL. PAREI DE COMER TUDO QUE TINHA GLUTEN E LEITE E O RESULTADO? NOS 3 PRIMEIROS DIAS COMECEI A MELHORAR, E UM MÊS DEPOIS FIQUEI MENSTRUADA, ALGO QUE NÃO ACONTECIA A QUASE 8 MESES. E DESDE AQUELE DIA MENSTRUO TODOS OS MESESES, SOU UM RELOJINHO DE PRECISÃO. NÃO SINTO MAIS A BOCA SECA, MEU ASTRAL É OUTRO. APENAS CUIDO DA GASTRITE QUE ATACA MUITO QUANDO COMO QUALQUER UM DESSES ALIMENTOS PROIBIDOS PARA MIM....
    ESPERO QUE DEUS ILUMINE A MENTE DE ALGUM CIENTISTA E ELE POSSA DESENVOLVER UM REMÉDIO PARA ESSA DOENÇA TÃO CHATA E RESTRITIVA. UM ABRAÇO A TODOS.

Deixe seu comentário!

(não poderemos responder questões sobre diagnóstico ou sintomas, procure sempre aconselhamento médico. No caso de receitas, não sabemos o resultado da substituição de ingredientes. Caso faça uma substituição e dê certo, sinta-se a vontade para publicar a sugestão aqui! Pedimos também que evitem postar publicidade sobre produtos e serviços, para anunciar no site clique aqui)